A Brigada de Reacção Rápida assinalou no passado dia 28 de Setembro de 2010 o seu 5º aniversário. Além do cerimonial militar adequado à circunstância estes eventos são sempre aproveitados para fazer um balanço do ano anterior.
Hola a todos. Lo primero presentarme ya que soy nuevo por aquí. Soy un "freak" del mundo militar.
En segundo lugar daros las gracias a todos los que habéis hecho posible este hilo.
Desde siempre he sentido admiración por el país vecino. Tengo buenos amigos allí y siempre que tengo un poco de tiempo libre me gusta alternar los viajes entre España y Portugal.
Ahora que trabajo en el ET mi interés se incrementa, veo que ambos países compartimos la "garra ibérica" que nos caracteriza y nos diferencia del resto de países.
Me siento orgulloso de tener a los Portugueses por aliados y vecinos.
Resumiendo un poco el hilo, veo que el Exercito Portugues se encuentra sumergido en una profunda reestructuración con materiales nuevos como los G-36, los Pandur u los Leopard 2. Me alegro por las buenas noticias.
Veo que hay varios días en los que desfiláis. Me gustaría saber cual es vuestro 12 de Octubre para poder ir a ver el desfile este año.
Olá ART_71, infelizmente as Forças Armadas sofreram mais um golpe. Com a crise económica os investimentos na Defesa que já eram reduzidos, tornaram-se ainda mais escassos. Neste momento os Leopard II A-6 já foram entregues, os Pandur sofreram grandes atrasos por incapacidade do fabricante de os produzir as peças a um ritmo superior e de desenvolver todas as versões acordadas. Por isso o projecto vai arrastar-se mais 2 anos. Em relação às G-36, apenas algumas unidades têm essas espingardas-automáticas. O Exército na sua maioria ainda anda com G-3 e os Pára-quedistas com as Galil. O concurso para a sua substituição foi adiado.
Em relação aos desfiles militares, há vários ao longo do ano, o mais importante é o dia de Portugal.
Quinze anos depois do inicio da Missão das Forças Armadas Portuguesas na Bósnia-Herzegovina - Aqui lembramos aqueles que alguns teimam em fazer esquecer: os militares que morreram e os que ficaram feridos e estropiados ao serviço de Portugal nas novas missões das Forças Armadas Portuguesas.
Relembra-se aqui uma das etapas menos conhecidas do grande público sobre a participação portuguesa na Implementation Force da NATO na Bósnia. Um pequeno grupo de militares, de várias Armas e Serviços do Exército, o Destacamento de Ligação, avançou para o terreno em 5 de Janeiro de 1996.
Enquanto ao largo de Lisboa altas entidades nacionais embarcavam “no maior porta-aviões do mundo”, segundo a comunicação social que acompanhou a visita, noutros pontos do país, discretamente, militares de elite portugueses e americanos realizaram um importante exercício de forças especiais. O que fizeram enquadra-se bem no treino necessário para combater as ameaças do momento, nomeadamente o terrorismo.
Nos tempos que correm, quando menos se espera, crises graves, atentados terroristas, eleições falhadas, golpes de estado, acontecem em países onde residem cidadãos portugueses. Nestas alturas pede-se ao Estado que os salve, que os resgate do “inferno”. Esta tarefa caberá às Forças Armadas ou às Forças e Serviços de Segurança, com ou sem o apoio de aliados. Convém no entanto não esquecer que isto só é possível de executar com pessoal treinado e meios adequados. Fomos ver um desses meios, a Plataforma de Assalto Multi-Usos.
Onze anos depois recordamos aqui o que foi a missão portuguesa em Timor-Leste bem perto do seu inicio. Depois disto vários milhares de militares e policias portugueses serviram nesta antiga Colónia, contribuindo para a sua estabilidade interna. Hoje GNR e PSP mantêm-se no país com cerca de duzentos elementos, continuando a apoiar uma lenta e por vezes turbulenta construção de um Estado soberano.
Estoy interesado en conseguir uniformidad del ejercito Portugués (Gorra, chambergo, boina, uniforme, ...)
No me importa que sea comprandola en alguna tienda conocida, o intercambiando uniformidad española equivalente, es decir, uniforme por uniforme, gorra por gorra, ...
¿Alguien me sabria indicar donde conseguirlo o hay algún interesado?
O Colégio Militar é um Instituição bem conhecida dos portugueses, diria mesmo que dispensa apresentações. Acaba de assinalar o 208.º aniversário da sua fundação e Albérico Alves, assina esta reportagem fotográfica sobre uma das muitas tradições que ano após ano se mantém: o Desfile do Batalhão Colegial na Avenida da Liberdade em Lisboa.
Muito obrigado por tua resposta Martelo. Habia escutando que anteriormente habia uma página site onde se podia comprar online, mas não a encontro por nenhum lado, asíque em minha próxima viagem passar pela loja fisica.
Um saúdo.