Rotax escribió:Iris escribió:BRASIL, como siempre un paso por delante de sus vecinos.
Brasil: probará el tren de levitación magnética desarrollado en el país
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Pues qué quereis que os diga... Lo que me parece (y es una opinión) es que ya estamos con otra de esas ideas para ser "Os maiores e os melhores do universo", para gastar recursos valiosos en una empresa futil. Brasil es un país bendecido por la naturaleza, con una orografía hiper favorable al tren (salvo a Serra do Mar)... Y que no tiene una mísera línea SP-RJ en funcionamiento. Y nos vienen con MagLev sin pasar previamente por líneas de mercancías y alta velocidad.
Magalomanía se llama...
Saludos
Rotax, as pesquisas se desenvolvem não só pela urgente necessidade mas também pelas idéias de cientistas e técnicos. O Maglev é um grande feito, apesar do conceito não ser inédito.
E sobre a linha SP-RJ, fica aqui uma notícia que responde ao seu questionamento:
Governo corre para acelerar obra do trem-bala
12/04/2009 - 08:09 - Agência Estado
SÃO PAULO - O governo quer provocar impacto econômico e político com o lançamento do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), planejado para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas.
Trajeto do trem-bala do Rio a SP terá oito estações
Sob o comando da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Planalto vai reunir nos dias 15 e 16 dirigentes e técnicos dos Ministérios dos Transportes e da Fazenda, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar exclusivamente do trem-bala brasileiro.
Durante os dois dias, os funcionários do governo conhecerão o estudo preparado pela consultoria britânica Halcrow sobre o traçado, o modelo de negócios, o potencial de passageiros e a viabilidade econômica do primeiro trem de alta velocidade das Américas.
Trata-se do mais audacioso plano de investimentos do governo para os próximos anos. A Halcrow projetou gastos de U$ 11 bilhões para as obras. Cálculos do mercado, no entanto, apontam para a necessidade de investimentos de algo em torno de U$ 14 bilhões.
Há uma grande agitação política na fase que antecede o anúncio. A ideia é que o trem-bala fique pronto um pouco antes do início da Copa do Mundo de 2014. Portanto, há pressa. Depois das reuniões dos dias 15 e 16, o projeto deve ficar à disposição para consulta pública na internet.
Assim que o projeto for aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a ANTT iniciará a fase de licitação. Seus diretores acreditam que em agosto já será possível anunciar a concorrência internacional bilionária num pregão na Bovespa. Por causa da licitação iminente, há uma mobilização entre os grandes conglomerados ligados ao setor da construção de ferrovias, todos interessados em participar.
PS.: Espero que quando venham assistir à Copa do Brasil, ops! desculpa o lapso, a Copa do Mundo 2014, aproveitem para desfrutar desse trem de alta velocidade.
Saudações.