Fuerzas Armadas de Brasil (archivo)
-
- Teniente Coronel
- Mensajes: 2002
- Registrado: 06 Feb 2007, 19:25
- Ubicación: BRICS
WALDIR PIRES DIVULGA METAS E DEFENDE REAPARELHAMENTO URGENTE DAS FORÇAS
Durante aula magna para oficiais-alunos dos cursos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, da Escola de Guerra Naval, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, o ministro da Defesa, Waldir Pires, divulgou nesta sexta-feira (16/03), as principais metas a serem alcançadas pela sua pasta. Entre elas, o aumento da capacidade de defesa coerente com a estatura política do país. Na prática, Waldir Pires defendeu, na presença de quase 300 oficiais, o urgente reaparelhamento das Forças Armadas.
Waldir Pires defende a aquisição de equipamentos compatíveis às necessidades reais da defesa nacional: "As deficiências operacionais das Forças Armadas podem representar um declínio da capacidade do poder militar do país". O ministro disse ainda que são fundamentais a aprovação e a alocação de recursos suficientes e contínuos. E justifica: "É para que se possa sustentar um programa básico de renovação e manutenção dos meios operativos necessários para a realização das tarefas previstas para as Forças Armadas, COM REFLEXOS POSITIVOS PARA A INDÚSTRIA NACIONAL".
A platéia gostou do que ouviu. Para os oficiais, o ministro se posicionou positivamente diante do assunto. "Ele [referindo-se ao ministro] falou de aspectos importantes, como a necessidade de se determinar um orçamento que seja adequado para as Forças Armadas...É interessante saber que a alta administração do país e o governo estão preocupados com esta área", opinou o Capitão-de-Mar-e-Guerra Márcio Leite Teixeira, aluno do Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval.
Para o Coronel Antonio Augusto Viana de Souza, do curso de Política e Alta Administração do Exército, as idéias transmitidas pelo ministro foram fundamentais: "A política é o topo da pirâmide do conhecimento que estamos construindo aqui no curso... Começando então pela política, melhor seria impossível", afirmou. Um representante da Força Aérea também saiu do evento satisfeito. "Foi esclarecedor! Ele deu uma real noção da importância do Ministério da Defesa no contexto da defesa nacional", concluiu o Tenente-Coronel Felipe Alberto Bastos Siaudiziones, adjunto do chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Outras metas divulgadas foram o aumento da presença militar na Amazônia e no Atlântico Sul e o incremento da mentalidade de defesa no país. A aula magna aconteceu na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Os comandantes do Exército e da Aeronáutica estavam presentes.
Fonte: www.defesa.gov.br
Durante aula magna para oficiais-alunos dos cursos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, da Escola de Guerra Naval, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, o ministro da Defesa, Waldir Pires, divulgou nesta sexta-feira (16/03), as principais metas a serem alcançadas pela sua pasta. Entre elas, o aumento da capacidade de defesa coerente com a estatura política do país. Na prática, Waldir Pires defendeu, na presença de quase 300 oficiais, o urgente reaparelhamento das Forças Armadas.
Waldir Pires defende a aquisição de equipamentos compatíveis às necessidades reais da defesa nacional: "As deficiências operacionais das Forças Armadas podem representar um declínio da capacidade do poder militar do país". O ministro disse ainda que são fundamentais a aprovação e a alocação de recursos suficientes e contínuos. E justifica: "É para que se possa sustentar um programa básico de renovação e manutenção dos meios operativos necessários para a realização das tarefas previstas para as Forças Armadas, COM REFLEXOS POSITIVOS PARA A INDÚSTRIA NACIONAL".
A platéia gostou do que ouviu. Para os oficiais, o ministro se posicionou positivamente diante do assunto. "Ele [referindo-se ao ministro] falou de aspectos importantes, como a necessidade de se determinar um orçamento que seja adequado para as Forças Armadas...É interessante saber que a alta administração do país e o governo estão preocupados com esta área", opinou o Capitão-de-Mar-e-Guerra Márcio Leite Teixeira, aluno do Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval.
Para o Coronel Antonio Augusto Viana de Souza, do curso de Política e Alta Administração do Exército, as idéias transmitidas pelo ministro foram fundamentais: "A política é o topo da pirâmide do conhecimento que estamos construindo aqui no curso... Começando então pela política, melhor seria impossível", afirmou. Um representante da Força Aérea também saiu do evento satisfeito. "Foi esclarecedor! Ele deu uma real noção da importância do Ministério da Defesa no contexto da defesa nacional", concluiu o Tenente-Coronel Felipe Alberto Bastos Siaudiziones, adjunto do chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Outras metas divulgadas foram o aumento da presença militar na Amazônia e no Atlântico Sul e o incremento da mentalidade de defesa no país. A aula magna aconteceu na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Os comandantes do Exército e da Aeronáutica estavam presentes.
Fonte: www.defesa.gov.br
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Teniente Coronel
- Mensajes: 2002
- Registrado: 06 Feb 2007, 19:25
- Ubicación: BRICS
Embraer estuda lançamento de avião militar
Embraer estuda lançamento de avião militar
PARIS (AFP) - A Embraer estuda o lançamento de um avião de transporte militar a partir dos modelos C27J do grupo italiano Alenia, e de seu similar americano Lockheed Martin, assim como do C130 da Lockheed, anunciou nesta quinta-feira seu diretor-geral, Mauricio Botelho, em Paris.
"Hoje existe um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130", destacou Botelho, precisando que o modelo que projeta a Embraer será "mais próximo do C130".
Botelho, que será substituído em 23 de abril por Frederico Fleury Curado, prevê um preço de 50 milhões de dólares para o futuro avião, cujo projeto se encontra numa fase preliminar.
"Não temos um calendário ou uma definição precisa do aparelho, é apenas uma idéia", esclareceu.
Botelho permanecerá como presidente do conselho de administração da Embraer até abril de
PARIS (AFP) - A Embraer estuda o lançamento de um avião de transporte militar a partir dos modelos C27J do grupo italiano Alenia, e de seu similar americano Lockheed Martin, assim como do C130 da Lockheed, anunciou nesta quinta-feira seu diretor-geral, Mauricio Botelho, em Paris.
"Hoje existe um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130", destacou Botelho, precisando que o modelo que projeta a Embraer será "mais próximo do C130".
Botelho, que será substituído em 23 de abril por Frederico Fleury Curado, prevê um preço de 50 milhões de dólares para o futuro avião, cujo projeto se encontra numa fase preliminar.
"Não temos um calendário ou uma definição precisa do aparelho, é apenas uma idéia", esclareceu.
Botelho permanecerá como presidente do conselho de administração da Embraer até abril de
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Teniente Coronel
- Mensajes: 2002
- Registrado: 06 Feb 2007, 19:25
- Ubicación: BRICS
Embraer estuda lançamento de avião militar
Brasil escribió:Embraer estuda lançamento de avião militar
PARIS (AFP) - A Embraer estuda o lançamento de um avião de transporte militar a partir dos modelos C27J do grupo italiano Alenia, e de seu similar americano Lockheed Martin, assim como do C130 da Lockheed, anunciou nesta quinta-feira seu diretor-geral, Mauricio Botelho, em Paris.
"Hoje existe um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130", destacou Botelho, precisando que o modelo que projeta a Embraer será "mais próximo do C130".
Botelho, que será substituído em 23 de abril por Frederico Fleury Curado, prevê um preço de 50 milhões de dólares para o futuro avião, cujo projeto se encontra numa fase preliminar.
"Não temos um calendário ou uma definição precisa do aparelho, é apenas uma idéia", esclareceu.
Botelho permanecerá como presidente do conselho de administração da Embraer até abril de
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Teniente Primero
- Mensajes: 1225
- Registrado: 16 Jul 2004, 06:44
Río de Janeiro, 4 abr (EFE).- El piloto de un avión Súper Tucano de la Fuerza Aérea Brasileña murió hoy al estrellarse el aparato en medio de un temporal en el estado amazónico de Roraima y otras tres aeronaves de la misma escuadra tuvieron que aterrizar de emergencia, informó la institución.
La Aeronáutica informó en un comunicado que el Súper Tucano A-29 accidentado formaba parte del Primer Escuadrón de Aviación, que se dirigía al aeropuerto internacional de Boa Vista, la capital de Roraima.
"La aeronave cayó cerca del aeropuerto internacional de Boa Vista y uno de los pilotos, el teniente Fernando Wilmers de Medeiros, falleció en el accidente", según el comunicado.
"Los otros tres aviones realizaron aterrizajes de emergencia en áreas próximas a la ciudad de Boa Vista. Los demás tripulantes fueron examinados y están bien", agrega la información.
Las aeronaves habían despegado de Manaos, capital del estado de Amazonas, y su destino final era Boa Vista.
El comando de la Fuerza Aérea inició investigaciones para determinar los factores que contribuyeron al accidente, según el texto.
Según informaciones de medios de prensa de Roraima, el accidente ocurrió cuando uno de los aviones chocó con una torre de telefonía móvil en medio de la tormenta.
Uno de los pilotos logró eyectarse a tiempo, pero De Medeiros cayó junto con la aeronave.
[/img]http://img92.enlaceno.us/img92/1364/4880016531it2sm4.jpg[img]
lamentable accidente[/img]
La Aeronáutica informó en un comunicado que el Súper Tucano A-29 accidentado formaba parte del Primer Escuadrón de Aviación, que se dirigía al aeropuerto internacional de Boa Vista, la capital de Roraima.
"La aeronave cayó cerca del aeropuerto internacional de Boa Vista y uno de los pilotos, el teniente Fernando Wilmers de Medeiros, falleció en el accidente", según el comunicado.
"Los otros tres aviones realizaron aterrizajes de emergencia en áreas próximas a la ciudad de Boa Vista. Los demás tripulantes fueron examinados y están bien", agrega la información.
Las aeronaves habían despegado de Manaos, capital del estado de Amazonas, y su destino final era Boa Vista.
El comando de la Fuerza Aérea inició investigaciones para determinar los factores que contribuyeron al accidente, según el texto.
Según informaciones de medios de prensa de Roraima, el accidente ocurrió cuando uno de los aviones chocó con una torre de telefonía móvil en medio de la tormenta.
Uno de los pilotos logró eyectarse a tiempo, pero De Medeiros cayó junto con la aeronave.
[/img]http://img92.enlaceno.us/img92/1364/4880016531it2sm4.jpg[img]
lamentable accidente[/img]
-
- Teniente Primero
- Mensajes: 1225
- Registrado: 16 Jul 2004, 06:44
http://sp.rian.ru/onlinenews/20070413/63618570.html
talvez se animen y le sigan el paso a venezuela como ya lo hicieron con los helos mi-17
talvez se animen y le sigan el paso a venezuela como ya lo hicieron con los helos mi-17
- reytuerto
- Mariscal de Campo
- Mensajes: 19000
- Registrado: 12 Ene 2003, 18:23
- Ubicación: Caracas, Venezuela
Estimados foristas brasileros:
Lamento el accidente y la muerte del piloto.
Estimado Brasil:
En relación a lo que dijo el Sr. M. Botelho:
"...Hoje existe um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130", destacou Botelho, precisando que o modelo que projeta a Embraer será "mais próximo do C130..."
Considero que el avión que más se le aproxima (entre el Spartan y el Herky, más proximos a este último que al primero) es el C-160 Transall. Pero por el precio sugerido (50 MUS$) tal vez muchos posibles compradores se decanten por el C-130J de costo similar. Saludos.
Lamento el accidente y la muerte del piloto.
Estimado Brasil:
En relación a lo que dijo el Sr. M. Botelho:
"...Hoje existe um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130", destacou Botelho, precisando que o modelo que projeta a Embraer será "mais próximo do C130..."
Considero que el avión que más se le aproxima (entre el Spartan y el Herky, más proximos a este último que al primero) es el C-160 Transall. Pero por el precio sugerido (50 MUS$) tal vez muchos posibles compradores se decanten por el C-130J de costo similar. Saludos.
La verdad nos hara libres
-
- Teniente Coronel
- Mensajes: 2002
- Registrado: 06 Feb 2007, 19:25
- Ubicación: BRICS
Embraer planeja entrar no mercado de
aviões de transporte militar
José Sergio Osse
Valor Online
A empresa anunciará estudo de viabilidade de um projeto na área na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro, durante a feira Latin America Aero & Defence (LAAD).
Segundo o vice-presidente de defesa da Embraer, a companhia identificou demanda reprimida nesse mercado.
"Percebemos um forte envelhecimento na frota" mundial, diz ele.
"Os clientes têm investido muito na modernização de aviões antigos e, quando há essa demanda por modernização, há uma indicação de não existem produtos novos no mercado que atendam a necessidade dos clientes", explica.
Segundo Aguiar, hoje é mais vantajoso para os governos modernizarem seus aviões antigos do que comprarem novos por conta dos altos preços ou porque os modelos disponíveis não atendem as exigências operacionais.
O estudo da Embraer mostra que os segmentos mais promissores para um programa são os de transportes pesados e médios, no qual se encaixa, por exemplo, o Lockheed C-130 Hercules, um dos aviões de maior sucesso e mais antigos em serviço em mais de 50 países, inclusive o Brasil.
Seu projeto inicial é do começo da década de 1950.
O modelo em estudo pela Embraer utilizaria como plataforma base a família de jatos comerciais EMB 170/190.
"Isso permitiria reduzir o nível de investimento inicial, assim como o risco do programa como um todo", diz Aguiar.
"Utilizando uma plataforma já existente, não seria necessário criar tudo novo, apenas adaptar o que já existe às necessidades militares", afirma.
Ao contrário do Hercules, o avião da Embraer seria propelido por turbinas.
"Isso não impediria seu uso nas missões atuais, que envolvem pousos em terrenos difíceis", afirma o executivo da Embraer, há pouco mais de um ano no cargo.
Para identificar as necessidades dos clientes, Aguiar afirma que já iniciou conversas com potenciais clientes para entender melhor suas demandas e para que o desenvolvimento de uma nova aeronave desse segmento incorpore todas as características necessárias para ser competitiva.
Na próxima quinta-feira, a companhia vai detalhar o estudo de análise, que aponta o que a Embraer já tem de concreto e pode servir de embrião para o programa, assim como demonstra quais são as necessidades que a empresa identifica em seus clientes.
Para o executivo, tão importante quanto um possível novo programa na área de transporte militar é chamar a atenção do mercado para a companhia, diz Aguiar.
"O mercado de defesa é diferente do de aviação civil, em que há um plano de negócio que é aprovado e o avião é produzido em série", diz o vice-presidente.
"No mercado de defesa os contratos são para atender, muitas vezes, necessidades específicas, com grande envolvimento de terceiros - principalmente a Força Aérea do país.
Mas também não se pode ficar sem falar o que há em estudo", diz ele.
Para Aguiar, é importante que a empresa chame a atenção de seus parceiros, de seus clientes e mesmo de investidores interessados em desenvolver produtos para a área de defesa.
aviões de transporte militar
José Sergio Osse
Valor Online
A empresa anunciará estudo de viabilidade de um projeto na área na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro, durante a feira Latin America Aero & Defence (LAAD).
Segundo o vice-presidente de defesa da Embraer, a companhia identificou demanda reprimida nesse mercado.
"Percebemos um forte envelhecimento na frota" mundial, diz ele.
"Os clientes têm investido muito na modernização de aviões antigos e, quando há essa demanda por modernização, há uma indicação de não existem produtos novos no mercado que atendam a necessidade dos clientes", explica.
Segundo Aguiar, hoje é mais vantajoso para os governos modernizarem seus aviões antigos do que comprarem novos por conta dos altos preços ou porque os modelos disponíveis não atendem as exigências operacionais.
O estudo da Embraer mostra que os segmentos mais promissores para um programa são os de transportes pesados e médios, no qual se encaixa, por exemplo, o Lockheed C-130 Hercules, um dos aviões de maior sucesso e mais antigos em serviço em mais de 50 países, inclusive o Brasil.
Seu projeto inicial é do começo da década de 1950.
O modelo em estudo pela Embraer utilizaria como plataforma base a família de jatos comerciais EMB 170/190.
"Isso permitiria reduzir o nível de investimento inicial, assim como o risco do programa como um todo", diz Aguiar.
"Utilizando uma plataforma já existente, não seria necessário criar tudo novo, apenas adaptar o que já existe às necessidades militares", afirma.
Ao contrário do Hercules, o avião da Embraer seria propelido por turbinas.
"Isso não impediria seu uso nas missões atuais, que envolvem pousos em terrenos difíceis", afirma o executivo da Embraer, há pouco mais de um ano no cargo.
Para identificar as necessidades dos clientes, Aguiar afirma que já iniciou conversas com potenciais clientes para entender melhor suas demandas e para que o desenvolvimento de uma nova aeronave desse segmento incorpore todas as características necessárias para ser competitiva.
Na próxima quinta-feira, a companhia vai detalhar o estudo de análise, que aponta o que a Embraer já tem de concreto e pode servir de embrião para o programa, assim como demonstra quais são as necessidades que a empresa identifica em seus clientes.
Para o executivo, tão importante quanto um possível novo programa na área de transporte militar é chamar a atenção do mercado para a companhia, diz Aguiar.
"O mercado de defesa é diferente do de aviação civil, em que há um plano de negócio que é aprovado e o avião é produzido em série", diz o vice-presidente.
"No mercado de defesa os contratos são para atender, muitas vezes, necessidades específicas, com grande envolvimento de terceiros - principalmente a Força Aérea do país.
Mas também não se pode ficar sem falar o que há em estudo", diz ele.
Para Aguiar, é importante que a empresa chame a atenção de seus parceiros, de seus clientes e mesmo de investidores interessados em desenvolver produtos para a área de defesa.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sargento Segundo
- Mensajes: 389
- Registrado: 18 Nov 2004, 02:35
- Ubicación: Minas Gerais- BRASIL
Iris escribió:.- Brasil, ya ha recibido modernizados por EADS-CASA de España, los P-3 de patrulla marítima, así como está recibiendo antes de plazo parte de los 12 C-295 de transporte militar medio, que Brasil compró a España, para sustituir a sus Búfalo e integrarlos en las misiones de ayuda a las poblaciones lejanas y peor comunicadas de la amazonia.
http://www.europapress.es/noticia.aspx? ... 1752&ch=66
.- Todos los aviones se entregarán antes, de finalizar el plazo previsto en el contrato. Saludos.
Iris, creio que o amigo se equivocou.
A FAB inda não recebeu nenhum P-3 modernizado ainda...
Abraço!
"VER OS OLHOS DO INIMIGO É IMPORTANTE,
PORÉM DEVEMOS ESTAR PREPARADOS
PARA FAZÊ-LOS FECHAREM-SE."
PORÉM DEVEMOS ESTAR PREPARADOS
PARA FAZÊ-LOS FECHAREM-SE."
-
- Coronel
- Mensajes: 3598
- Registrado: 23 Abr 2003, 20:12
Se van revelando cosas sobre el futuro Embraer 390. Estará parcialmente basado en el Embraer 190, ala alta, reactores Pratt & Whitney o Rolls Royce, velocidad de 800 km/h y carga de entre 19 y 25 toneladas. Hablan de un precio de 40 millones de euros y de fabricarlo en las instalaciones de OGMA en Portugal. Un esbozo del aparato.
Este aparato bien podría hacerle la competencia a los Hércules, sobre todo cuando haya que empezar a sustituir la enorme flota de C-130H que hay en el mundo. Pero para ello creo que Embraer debería buscar socios, como Enaer en Chile, que arrastren a los gobiernos de sus paises y compren algunos aparatos (Además del propio Brasil claro). Nacer con una cartera de pedidos bajo el brazo ayuda. Por otra parte el avioncito me recuerda a cierto pajaro japonés:
Un saludo
Este aparato bien podría hacerle la competencia a los Hércules, sobre todo cuando haya que empezar a sustituir la enorme flota de C-130H que hay en el mundo. Pero para ello creo que Embraer debería buscar socios, como Enaer en Chile, que arrastren a los gobiernos de sus paises y compren algunos aparatos (Además del propio Brasil claro). Nacer con una cartera de pedidos bajo el brazo ayuda. Por otra parte el avioncito me recuerda a cierto pajaro japonés:
Un saludo
-
- Teniente Coronel
- Mensajes: 2002
- Registrado: 06 Feb 2007, 19:25
- Ubicación: BRICS
UNA NOVIDAD PARA EL A-12.. CATAPULTA NUEVA?????????
Em 27 de abril de 2006, o Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM) comunicou ao DEFESA BR o andamento das seguintes obras no A-12, algumas como complemento do recente MODFRAG:
- Inspeção e reparo das Turbinas da Propulsão de Bombordo;
- Manutenção de condensadores;
- Retubulação de caldeiras;
- Reparo de dois Compressores de Alta Pressão;
- Aquisição de sobressalentes e revisão do Diesel Gerador
de Corrente Alternada;
- Manutenção de bombas, válvulas, redes e itens estruturais;
- Aquisição de dois separadores de Água e Óleo;
- Aquisição e instalação de duas Unidades de Resfriamento de
Água;
- Revisão e modernização da Fábrica de Oxigênio;
- Reparo estrutural e tratamento de tanques de óleo de
combustível;
- Substituição do selo mecânico do eixo de boreste;
- Substituição do Sistema de Processamento de Dados Táticos
Navais (SICONTA);
- Instalação do circuito fechado de TV;
- Instalação de transponder IFF;
- Instalação de MAGE;
- Pintura do convôo, com revisão de búricas e cruzetas (pontos
de amarração das aeronaves e equipamentos no convôo);
- Manutenção do Aparelho de Parada;
- Modernização da Unidade de Processamento Eletrônico do
Sistema Ótico de Pouso;
- Revisão da Catapulta Lateral; e
- Revalidação da Catapulta de Vante.
O SICONTA MK II é um sistema de combate que permite adquirir e apresentar ao operador, em tempo real, um cenário tático.
O sistema recebe, processa, integra e apresenta informações provenientes de diversos sensores de bordo, além de permitir a troca de informações táticas entre os navios das forças amigas.
CATAPULTAS
O processo mais importante a bordo de um Navio-Aeródromo é a decolagem de suas aeronaves que, no A-12, é realizada através de lançamento por catapultas a vapor, as quais podem perfazer ciclos de 6 mil lançamentos.
Havia especulação de que poderia estar havendo uma troca das 2 antigas catapultas a vapor Mitchell-Brown BS-5 por outras mais potentes e modernas, que elevariam a capacidade do NAe São Paulo de 20.000 kg (dianteira) e 15.000 kg (lateral) para até 30.000 kg em ambas.
Na relação acima, vê-se um indicativo :
- Revalidação da Catapulta de Vante.
A revalidação pode mesmo significar uma transição para capacidade maior da catapulta dianteira, mesmo sem troca. Com isso, novas aeronaves ainda a serem adquiridas seriam lançadas somente dessa catapulta, enquanto a lateral lançaria os A-4.
As catapultas são curtas e falta espaço para decolagem. O ideal seria o aumento do comprimento dessa catapulta de vante, dos atuais 50 m (as da classe Nimitz têm 75 m), problema por demais complicado de ser resolvido, como pode ser visto na maquete abaixo.
Com isso, seria fácil fazer decolar Rafales e até mesmo os tão sonhados Flankers Su-33.
Em 27 de abril de 2006, o Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM) comunicou ao DEFESA BR o andamento das seguintes obras no A-12, algumas como complemento do recente MODFRAG:
- Inspeção e reparo das Turbinas da Propulsão de Bombordo;
- Manutenção de condensadores;
- Retubulação de caldeiras;
- Reparo de dois Compressores de Alta Pressão;
- Aquisição de sobressalentes e revisão do Diesel Gerador
de Corrente Alternada;
- Manutenção de bombas, válvulas, redes e itens estruturais;
- Aquisição de dois separadores de Água e Óleo;
- Aquisição e instalação de duas Unidades de Resfriamento de
Água;
- Revisão e modernização da Fábrica de Oxigênio;
- Reparo estrutural e tratamento de tanques de óleo de
combustível;
- Substituição do selo mecânico do eixo de boreste;
- Substituição do Sistema de Processamento de Dados Táticos
Navais (SICONTA);
- Instalação do circuito fechado de TV;
- Instalação de transponder IFF;
- Instalação de MAGE;
- Pintura do convôo, com revisão de búricas e cruzetas (pontos
de amarração das aeronaves e equipamentos no convôo);
- Manutenção do Aparelho de Parada;
- Modernização da Unidade de Processamento Eletrônico do
Sistema Ótico de Pouso;
- Revisão da Catapulta Lateral; e
- Revalidação da Catapulta de Vante.
O SICONTA MK II é um sistema de combate que permite adquirir e apresentar ao operador, em tempo real, um cenário tático.
O sistema recebe, processa, integra e apresenta informações provenientes de diversos sensores de bordo, além de permitir a troca de informações táticas entre os navios das forças amigas.
CATAPULTAS
O processo mais importante a bordo de um Navio-Aeródromo é a decolagem de suas aeronaves que, no A-12, é realizada através de lançamento por catapultas a vapor, as quais podem perfazer ciclos de 6 mil lançamentos.
Havia especulação de que poderia estar havendo uma troca das 2 antigas catapultas a vapor Mitchell-Brown BS-5 por outras mais potentes e modernas, que elevariam a capacidade do NAe São Paulo de 20.000 kg (dianteira) e 15.000 kg (lateral) para até 30.000 kg em ambas.
Na relação acima, vê-se um indicativo :
- Revalidação da Catapulta de Vante.
A revalidação pode mesmo significar uma transição para capacidade maior da catapulta dianteira, mesmo sem troca. Com isso, novas aeronaves ainda a serem adquiridas seriam lançadas somente dessa catapulta, enquanto a lateral lançaria os A-4.
As catapultas são curtas e falta espaço para decolagem. O ideal seria o aumento do comprimento dessa catapulta de vante, dos atuais 50 m (as da classe Nimitz têm 75 m), problema por demais complicado de ser resolvido, como pode ser visto na maquete abaixo.
Com isso, seria fácil fazer decolar Rafales e até mesmo os tão sonhados Flankers Su-33.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Teniente Coronel
- Mensajes: 2002
- Registrado: 06 Feb 2007, 19:25
- Ubicación: BRICS
Presidente Lula comemora o Dia do Exército e reafirma empenho em reaparelhar Forças
Assessoria de Comunicação Social do MD
Fotos: Carlos Silva
O Presidente Luis Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quinta-feira (19/04), em mensagem lida durante comemoração do dia do Exército, o seu empenho em dotar as Forças Armadas dos meios necessários ao cumprimento de sua missão. O presidente acompanhou a cerimônia, no Quartel General do Exército, em Brasília (DF), ao lado do Vice-Presidente, José Alencar, do Ministro da Defesa, Waldir Pires, dos Comandantes das Forças Armadas e de diversas outras autoridades.
Após a apresentação da Guarda Presidencial do Batalhão Duque de Caxias, a Ordem do Dia do Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, ressaltou a importância de renovar os equipamentos das Forças Armadas. "Confie no reaparelhamento, porque o governo brasileiro está consciente de que precisamos estar sempre à altura da projeção e da importância do Brasil no conceito das nações. Orgulhe-se de pertencer a um Exército invicto e acreditado, perfeitamente identificado com seu povo", disse.
Em seguida, foi lida a mensagem do presidente, reforçando o compromisso. "Hoje, no dia do Exército, quero homenagear o soldado que demonstra todo o seu valor nos tempos de paz e nunca foge à luta em defesa da pátria". Segundo o Presidente, "Para isso, o País precisa de Forças Armadas muito bem equipadas e adestradas. Posso garantir que o nosso governo está empenhado firmemente em cumprir com esse objetivo, dentro dos parâmetros mais adequados e convenientes ao Brasil".
No final da formatura, 282 pessoas, entre embaixadores, senadores, ministros, deputados, desembargadores e militares dos mais variados postos - de generais a taifeiros -, receberam a medalha Ordem do Mérito Militar. É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Depois das condecorações, ocorreu um desfile militar.
Além dos comandantes da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, prestigiaram a cerimônia o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Resende, e diversos embaixadores.
Batalha dos Guararapes
O Exército Brasileiro comemora sua data magna no dia 19 de abril. Em 1648, uma tropa composta por índios, brancos, negros, cafuzos e mulatos, expulsou os invasores holandeses do Nordeste. Mesmo com uma inferioridade numérica, após 24 anos de luta, os brasileiros venceram os inimigos na primeira Batalha dos Guararapes. E há 359 anos, desde aquela batalha, o Exército Brasileiro cultiva os mesmos ideais: o "Braço Forte", a defender a Pátria e a garantir a lei e a ordem; e a "Mão Amiga", que coopera com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento da cidadania.
Assessoria de Comunicação Social do MD
Fotos: Carlos Silva
O Presidente Luis Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quinta-feira (19/04), em mensagem lida durante comemoração do dia do Exército, o seu empenho em dotar as Forças Armadas dos meios necessários ao cumprimento de sua missão. O presidente acompanhou a cerimônia, no Quartel General do Exército, em Brasília (DF), ao lado do Vice-Presidente, José Alencar, do Ministro da Defesa, Waldir Pires, dos Comandantes das Forças Armadas e de diversas outras autoridades.
Após a apresentação da Guarda Presidencial do Batalhão Duque de Caxias, a Ordem do Dia do Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, ressaltou a importância de renovar os equipamentos das Forças Armadas. "Confie no reaparelhamento, porque o governo brasileiro está consciente de que precisamos estar sempre à altura da projeção e da importância do Brasil no conceito das nações. Orgulhe-se de pertencer a um Exército invicto e acreditado, perfeitamente identificado com seu povo", disse.
Em seguida, foi lida a mensagem do presidente, reforçando o compromisso. "Hoje, no dia do Exército, quero homenagear o soldado que demonstra todo o seu valor nos tempos de paz e nunca foge à luta em defesa da pátria". Segundo o Presidente, "Para isso, o País precisa de Forças Armadas muito bem equipadas e adestradas. Posso garantir que o nosso governo está empenhado firmemente em cumprir com esse objetivo, dentro dos parâmetros mais adequados e convenientes ao Brasil".
No final da formatura, 282 pessoas, entre embaixadores, senadores, ministros, deputados, desembargadores e militares dos mais variados postos - de generais a taifeiros -, receberam a medalha Ordem do Mérito Militar. É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Depois das condecorações, ocorreu um desfile militar.
Além dos comandantes da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, prestigiaram a cerimônia o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Resende, e diversos embaixadores.
Batalha dos Guararapes
O Exército Brasileiro comemora sua data magna no dia 19 de abril. Em 1648, uma tropa composta por índios, brancos, negros, cafuzos e mulatos, expulsou os invasores holandeses do Nordeste. Mesmo com uma inferioridade numérica, após 24 anos de luta, os brasileiros venceram os inimigos na primeira Batalha dos Guararapes. E há 359 anos, desde aquela batalha, o Exército Brasileiro cultiva os mesmos ideais: o "Braço Forte", a defender a Pátria e a garantir a lei e a ordem; e a "Mão Amiga", que coopera com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento da cidadania.
AD ASTRA PER ASPERA
¿Quién está conectado?
Usuarios navegando por este Foro: ClaudeBot [Bot] y 5 invitados