Programa FX-2 de cazas para Brasil

La Aviación militar en Latinoamérica. Organización, pilotos y aviones de guerra. La industria aeronáutica.

¿Cuál es la mejor opción para la FAB?

El Rafale
45
25%
El Gripen NG
73
40%
El Super Hornet
30
17%
Cancelar el FX-2, decidir el FX-3 entre cazas de 5º Generación
33
18%
 
Votos totales: 181

vet327
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Mensaje por vet327 »

Mauricio escribió:
vet327 escribió:y que los cazas entregados a Israel ME EXTRAÑARIA mucho que los hayan pagado ELLOS con sus SCHEKELS :mrgreen:


:mrgreen:

Ahora si.

Puedo confirmar que se pagaron casi en su totalidad, ambos paquetes (los 50 originales + los 52 adicionales cuando se ejercieron las opciones de compra) del fondo de ayuda otorgado por los EE.UU., excepto por algunos detallitos que al final salían más baratos de producir en Israel.


:lol: :lol: :lol:

Yo asi te vendo los Rafales que quieras :cool: y "Toutes options" :mrgreen:


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maximo
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Mensaje por maximo »

nombra un modelo de avión de combate monomotor y/o sin radar que la industria Francesa pueda ofrecer a la exportación a día de hoy.


Ojo, que eso pasa con todos. Que el factor no es ser monomotor o polimotor, que el factor es el precio. Actualmente, el unico avion que se maneja en ese sector es el Gripen. Todos los demas estan en un escalon superior por precios. Incluido el F-35, que se ha subido a la parra del precio y habria que ver si no resulta ya mas gravoso que el Rafale.


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Mauricio
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Mensaje por Mauricio »

maximo escribió:
nombra un modelo de avión de combate monomotor y/o sin radar que la industria Francesa pueda ofrecer a la exportación a día de hoy.


Ojo, que eso pasa con todos. Que el factor no es ser monomotor o polimotor, que el factor es el precio. Actualmente, el unico avion que se maneja en ese sector es el Gripen. Todos los demas estan en un escalon superior por precios. Incluido el F-35, que se ha subido a la parra del precio y habria que ver si no resulta ya mas gravoso que el Rafale.


Y luego está el A-50 y F/A-50... eso era lo que te mencionaba antes. Les han dejado la mesa servida.


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Mensaje por maximo »

Ya veremos... El A-50 es una incognita. No por el hecho de descender del F-16 tienes asegurado nada. Ahi tienes al Ching-kuo, que es practicamente el mismo concepto pero que no se ha comido una rosca.


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Mensaje por Mauricio »

maximo escribió:Ya veremos... El A-50 es una incognita. No por el hecho de descender del F-16 tienes asegurado nada. Ahi tienes al Ching-kuo, que es practicamente el mismo concepto pero que no se ha comido una rosca.


Tampoco es exportable. Nadie medianamente cuerdo va a adquirir un caza que garantiza que además del avión te llega la ira jurada de China. Segundo... es caro y parece que medio abortivo. Los mismos Taiwaneses no parecen estar 100% satisfechos con el bicho. Pararon la producción con la unidad #130 y simplemente optaron por Mirage 2000-5 y F-16.


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Mensaje por Lucho_Pistolas »

que interesante..... Osea:

Gripen = 85% de producion local del Bicho.
Rafale = Con Sub Nuclear

y ahora

F18 SH = te compro 100 tucanos....

los verdes deben estar desesperados, pues usa tiene varios modelos similares a los Tucanos a disposicion.


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Mauricio
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Mensaje por Mauricio »

Similares... uno. Y a mi parecer es claramente inferior.

Hay dos programas separados que contemplan la adquisición de una plataforma en la clase del ST. Uno, Imminent Fury (Armada, operaciones especiales), ya evaluó al avioncito de EMBRAER. El otro, LAAR (USAF) es el mayor de los dos y contempla la compra de hasta 100 aviones tipo ST.


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Mensaje por Cananas_200 »

Pues yo creo que el Rafale sería mejor opción y igual el SU-35 no deja de ser una gran aeronáve, ahora eso de que EU este como los vendedores de mercado intentando colocar sus F-18 a cambio de comprar Tucanos...no pues si deben de estar muy desesperados de que otros países le esten comiendo el mercado en Sudamérica a Boeing, no creo que Brasil quiera arriesgarse con los F-18 porque eso significaría que dependería de USA en refacciones para estos, quien sabe, mejor esperaé a ver que es lo que decide Brasil.


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Mensaje por Lucho_Pistolas »

bueno latinoamerica es un mercado pobre, pero mercado al fin y al cabo.

si vemos las adquisiciones de cazas americanos nuevos el LA, lo unico es Chile con 10 F16. mas atraz tenemos los Su 30 de venezuela, y los 3 mig 29 de peru de alli no se compraron cazas nuevos, solo usados...

asi que la manera de reafirmar su presencia en LA es meter esos F18 como sea.


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Mensaje por ASCUA »

Lucho_Pistolas escribió:asi que la manera de reafirmar su presencia en LA es meter esos F18 como sea.

Como sea, pero con matices.
http://infodefensa.com/documentos/docs/ ... Boeing.pdf

Ya se posteo que ofrece cada quien y cada cual. Y yo sigo sin ver que ofrecen yankis y suecos que no ofrezcan los franceses, corregido y aumentado.

Vamos que ofrecen un avión caro, pero cojonudo, fácilmente mejorable (motores repotenciados, Depositos conformables) con las mas variadas opciones de transferencia tecnologica y sin vetos...
Los suecos dirán lo que quieran, pero ya vimos que pasó en el MMRCA hindú, ¿quien asegura que el día de mañana, si no es el radar sea el motor (como comento vet), y a tomar viento la promesa de apoyo tecnico total?


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Mensaje por Malcomn »

Yo creo sinceramente que la mejor opción es comprar el Gripen, para empezar eso va a permitr tener el número completo que se pretendía, bien armados y con un buen entranamiento en el número de horas, y para seguir se os ofrece casi producirlos enteros allí y poder exportarlos.

Y eso ultimo es bestial, Brasil así seria una potencia casi seguro en la region y tendria muchas facilidades para muchisimas cosas, creo que oportunidades asi se dan muy pocas veces....

Yo desde luego pillaria el de SAAB.

Saludos.


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Mensaje por JoãoBR »

Na minha opinião, como já disse, o Rafale é a melhor opção.

O Rafale se encontra mais dentro da realidade brasileira em termos de operacionalidade. O Gripen tem um alcance menor, ao meu ver, foi projetado para a realidade sueca.

Aquela monoturbina na Amazônia é um perigo! :crazy:

Se o preço do Rafale for bem dimensionado, com certeza será a melhor opção.

F-18 está fora. EEUU é campeão em embargos e essa tal transferência de tecnologia não é um feito, apenas promessa que ainda precisa ser submetida ao Congresso.

Saudações.


João Mendes.

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Mensaje por JoãoBR »

Iris escribió:
Cananas_200 escribió:Pues yo creo que el Rafale sería mejor opción y igual el SU-35 no deja de ser una gran aeronáve, ahora eso de que EU este como los vendedores de mercado intentando colocar sus F-18 a cambio de comprar Tucanos...no pues si deben de estar muy desesperados de que otros países le esten comiendo el mercado en Sudamérica a Boeing, no creo que Brasil quiera arriesgarse con los F-18 porque eso significaría que dependería de USA en refacciones para estos, quien sabe, mejor esperaé a ver que es lo que decide Brasil.


Pues creo que dependería de los EE.UU. en la misma medida que dependerán de los franceses con los Rafales, pues ambos les pasan más o menos la misma cantidad de tecnología. ¿No crees? . En cuanto al trueque, también los franceses han hablado de la compra de aviones de Embraer, a cambio. Saludos.


Iris, a diferença é que Brasil e EEUU tem interesses comuns na América Latina. E interesses às vezes gera problemas, por isso o risco maior com os EEUU.

Já a França não tem interesses diretos nenhum na América do Sul e, se tem, são infinitamente menores que os dos EEUU, então a possibilidade de choque de interesses com o Brasil é mínima. Por isso acho que é a opção mais segura.

Saudações.


João Mendes.

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Mensaje por JoãoBR »

Cessão de tecnologia não será total, dizem fábricas de caças
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 15 de Outubro de 2009 10:52
Representante da Boeing afirma que empresa não é responsável por todas as peças Na audiência na Câmara, suecos e franceses fizeram propostas de fechar novas parcerias com a Embraer se vencerem a licitação da FAB.

Alan Gripp
Sentados à mesma mesa, representantes das três empresas que disputam a concorrência para vender 36 caças ao Brasil reconheceram ontem que a transferência de tecnologia à indústria nacional terá limites.

As autoridades sabem que uma transferência de tecnologia sem restrições é impossível porque as peças que compõem os aviões são fabricadas por diferentes empresas, de diferentes países. E, desta vez, as concorrentes admitiram isso, em audiência pública na Câmara.

Questionado por que a proposta da Boeing não cita transferência "irrestrita", e sim "necessária", Bob Gower, vice-presidente da empresa responsável pelo F-18 Super Hornet, disse: "Isso significaria dar acesso a cada pequena peça. Se tivermos um chip Intel, não podemos dar acesso aos senhores. Solicitamos a eles [permissão para transferir], e eles nos disseram que era simples: "Basta comprar a nossa empresa".

Representante da francesa Dassault, Jean-Louis Montel reconheceu que o país não detém 100% da tecnologia do Rafale. "O domínio é francês", disse. Mas, segundo ele, isso não será um problema: "Os fornecedores podem ser trocados". O Rafale é o preferido do ministro Nelson Jobim (Defesa).

Discretamente, os suecos da Saab, fabricante do Gripen -o caça mais barato-, comemoraram o resultado da audiência porque avaliam que as declarações de americanos e franceses puseram as três propostas em pé de igualdade -o Gripen é criticado porque dois terços do avião não são feitos na Suécia, o que dificultaria a transferência.

Na audiência, suecos e franceses propuseram novas parcerias com a Embraer, além da produção dos caças no Brasil.

A Saab disse estar disposta a desenvolver em conjunto com a empresa brasileira a nova geração do Gripen, em "coprodução industrial e intelectual".

A Dassault falou em fabricar em conjunto um motor "ecológico" para o Rafale: "baixo consumo, baixo ruído e capacidade de uso de biocombustíveis".

Já os americanos concentraram sua apresentação em minar a crença de que o país se recusará a repassar segredos industriais, definida por Gower como "exagero de alguns". Ele disse ainda que a proposta dos EUA é inédita, e "resultado da amizade" entre Lula e Obama.

Fonte: Folha de São Paulo


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Mensaje por JoãoBR »

Por caças, Boeing, Dassault e Saab miram a Embraer
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 15 de Outubro de 2009 10:47
Pela primeira vez, todos os concorrentes afirmaram que montarão os caças no Brasil.

Danilo Fariello
A indústria nacional foi abertamente cortejada pelos três concorrentes ao fornecimento de 36 caças à Força Aérea Brasileira (FAB) em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, ontem. Em evento criado especificamente para tratar de transferência de tecnologia, as três concorrentes, Boeing (EUA), Saab (Suécia) e Dassault (França) resolveram dirigir seus lobbies principalmente para a Embraer e suas fornecedoras da região de São José dos Campos (SP), que foram apresentadas como as maiores beneficiárias do projeto F-X2.

A transferência de tecnologia é um dos itens avaliados pelo governo brasileiro na escolha do fornecedor.

Os suecos da Saab estão dispostos até a promover uma parceria estratégica com a Embraer. "Definiria-se uma co-propriedade industrial das tecnologias específicas do Gripen NG Brasil, tornando aquela aeronave um verdadeiro produto Embraer-Saab", disse Bengt Janér, diretor da empresa sueca no Brasil. O vice-presidente da Saab para vendas internacionais, Bob Kemp assegurou, ainda, que planeja 40% de toda a produção dos caças no Brasil e que, portanto, cerca da metade de todo o valor pago pelos caças permanecerá no país.

Robert Gower, vice-presidente da Boeing garantiu que toda a tecnologia solicitada pela FAB será transferida, mas destacou que há limites comerciais para transferência irrestrita. "Não podemos transferir tecnologia de um chip da Intel que faz parte do avião", citou como exemplo. Gower destacou que transferirá tecnologias de fuselagem e das asas dos caças Super Hornet, um pleito da Embraer que poderia ter a tecnologia adaptada para aeronaves da empresa, como o KC-390. O americano lembrou que a tecnologia dos EUA já ajudou a formar a base para expansão daquela empresa. "Acreditamos que a proposta do Super Hornet da Boeing para a concorrência F-X2 possibilitará o mesmo crescimento robusto em múltiplos nichos de mercado."

Tanto a Saab como a Boeing preveem a transferência de tecnologia para futura exportação de componentes dos caças pela indústria brasileira.

A Dassault, que concorre com os caças Rafale, lembrou que o governo francês já autorizou a exportação de armamentos e tecnologia ao Brasil. "Transferiremos toda a tecnologia para as empresas brasileiras, disse o diretor da Dassault, Jean-Marc Merialdo, que citou a Embraer e centros de pesquisas brasileiros como parceiros nas pesquisas de tecnologia para a fabricação. Convidado pela comissão, o presidente da Embraer, Frederico Fleury, não apareceu.

Maior alvo de críticas na comissão, a Dassault foi questionada por deputados sobre a sua saúde financeira, que teria na operação com o Brasil a sua salvação. "A saúde da Dassault não está em questão e não precisou ser salva pelo (presidente) Sarkozy. O faturamento e a margem de lucro estão estáveis há anos", disse Merialdo.

As concorrentes ainda esperam um relatório final a ser apresentado pela FAB, que deverá avaliar as propostas finais já enviadas pelas três empresas há duas semanas. A partir desse relatório, o Executivo deverá indicar qual a vencedora do F-X2.

Fonte: Valor Econômico


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