Satélites Latinoamericanos

La Aviación militar en Latinoamérica. Organización, pilotos y aviones de guerra. La industria aeronáutica.

¿Qué país sudamericano está mas avanzado en el desarrollo de satélites?

Brasil
106
49%
Argentina
38
17%
Colombia
9
4%
Chile
20
9%
Perú
8
4%
Venezuela
33
15%
Ecuador
4
2%
 
Votos totales: 218

pasadeno
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Mensaje por pasadeno »

Maya,

La definición de lo que constituye un vuelo espacial no es homogénea, pero es práctica corriente considerar que se alcanza el espacio una vez se han superado los 100 km de altura. Por ejemplo, la Federación Aeronáutica Internacional, en la sección de normas astronáuticas, dice::

2.12.1 All flights must exceed an altitude of 100 km in order to qualify for records.

La NASA concede alas de astronauta civil a todos aquellos que vuelan a más de 50 millas (unos 80 km) de altura.

Por su parte, las Fuerzas Armadas estadounidenses otorgan alas de astronauta a los militares que vuelen a más de 100 km de altura

Y la FAA reconoce como astronauta comercial también a los que hayan alcanzado más de 100 km de altura.

Un vuelo suborbital es un vuelo espacial, y se reconoce al que lo hace como astronauta.

Saludos


freedom ain't free
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Pathfinder
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Chile

Mensaje por Pathfinder »

Maya escribió:Que aparezca en un portal de la NASA no indica nada.


Queeeeé???, No sé si lo sabes, pero la NASA es la National Aeronautics and SPACE Administration del gobierno norteamericano, el cuál según tus propias palabras, es la entidad autorizada para categorizar astronautas:

Maya escribió:Esas no son palabras del Gobierno Norteamericano. Todos saben que Alan Sheppard y Gus Grissom hicieron fue vuelos sub-orbitañes que son reconocidos por ser los primeros vuelos tripulados norteamericanos, jamas por ser los primeros en orbita alrededor de la tierra.

John Glenn es considerado el primer astronauta norteamericano en orbitar la tierra. Y para constatarlo esta, que el gobierno norteamericano jamas le permitio volver a volar ¿Porque seria, ah? yo te lo aclaro... Porque los EE.UU. no deseaba perder a su primer gran heroe, su primer astronauta.


Seamos consecuentеs, por favor.


Довиђења


Cry "Havoc!" and let slip the dogs of war...
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Mensaje por OliverBR »

CBERS 3: testes para recepção de imagens.

INPE e CAST realizam testes para recepção de imagens do satélite CBERS-3



Especialistas brasileiros e chineses realizaram testes de compatibilidade eletromagnética entre o satélite CBERS-3 e a estação de recepção e gravação de imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizada em Cuiabá (MT).

Entre os dias 18 e 25 de março, foi verificada a comunicação entre os equipamentos dos subsistemas transmissores de dados do satélite e o software do sistema de ingestão e gravação instalado na estação.

Em parceria com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), o INPE mantém o Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês). O CBERS-3 será o quarto satélite a ser lançado pelo programa, que deu ao Brasil o domínio da tecnologia para o fornecimento de dados de sensoriamento remoto.

Os testes realizados em Cuiabá são importantes não somente para garantir a recepção das imagens, mas também para a verificação da correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto a elas, tais como os dados de telemetria das câmeras e os dados de órbita e atitude. Após a validação da estação de Cuiabá para a recepção do CBERS-3, testes semelhantes serão realizados em uma estação de recepção de imagens na China.

Processo

Os testes envolveram os subsistemas transmissores de dados brasileiro (MWT) e chinês (PIT). As imagens previamente gravadas das câmeras brasileiras Multi-espectral (MUXCam) e Imageadora de Amplo Campo de Visada (WFI) e das câmeras chinesas Imageador de Média Resolução (IRS) e de alta resolução PANMux são injetadas nos subsistemas MWT e PIT e transmitidas simultaneamente via antenas para a estação.

Após a recepção e a demodulação, são realizadas a descompressão, decodificação e visualização em tempo real destas imagens. Os dados recebidos devem ser idênticos aos dados enviados. O software do sistema de ingestão e gravação foi desenvolvido sob contrato pela AMS Kepler Engenharia de Sistemas Ltda.

Participaram desta missão vinte especialistas, entre engenheiros e técnicos do grupo de telecomunicações da Divisão de Eletrônica Aeroespacial da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espaciais (DEA/ETE), da Estação Terrena de Cuiabá (ETC), da Estação de Recepção de Imagens (ERG) de Cuiabá, da Coordenação de Observação da Terra (OBT), estes do INPE, da indústria brasileira (AMS Kepler) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST).

Fonte: INPE

http://panoramaespacial.blogspot.com/


Maya
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Mensaje por Maya »

Pathfinder
Seamos consecuentеs, por favor.



Pero por supuesto que somos muy consecuentes... ¿O que tu crees?....

President Kennedy didn't want his national hero placed at risk so John Glenn resigned from the space program in 1964.

http://www.spacetoday.org/Astronauts/JohnGlenn.html




Salud.
:D


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Mensaje por OliverBR »

Maya escribió:Pathfinder
Seamos consecuentеs, por favor.



Pero por supuesto que somos muy consecuentes... ¿O que tu crees?....

President Kennedy didn't want his national hero placed at risk so John Glenn resigned from the space program in 1964.

http://www.spacetoday.org/Astronauts/JohnGlenn.html




Salud.
:D


Here I go again...

El sitio al que ud. postou tiene un enlace a otro sitio, de la NASA ...
ver lo que habla de Alan Sheppard:

NASA EXPERIENCE: Rear Admiral Shepard was one of the Mercury astronauts named by NASA in April 1959, and he holds the distinction of being the first American to journey into space. On May 5, 1961, in the Freedom 7 spacecraft, he was launched by a Redstone vehicle on a ballistic trajectory suborbital flight--a flight which carried him to an altitude of 116 statute miles and to a landing point 302 statute miles down the Atlantic Missile Range.



http://www.jsc.nasa.gov/Bios/htmlbios/shepard-alan.html

Aí, que ud. eres demasiado "literalmente", ?és un burócrata?


Saludos!
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Mensaje por OliverBR »

Brasil lança foguete… na Suécia
30 de março de 2011

O lançamento do VSB-30 V15 – TEXUS 49 ocorreu com sucesso, hoje, dia 29 Mar, às 6:00 h local, a partir do Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna – Suécia.

O Voo foi nominal, perfeito, e a carga útil recuperada. Segue os principais dados.

* Massa de carga útil: 379 kg;
* Apogeu: 268,2 km (nominal = 264,0 km);
* Tempo de microgravidade = 378 sec;
* Alcance = 92 km;
* ponto de impacto < 1 sigma;
* aceleração máxima do 1E = 7,9 g;
* aceleração máxima do 2E = 12,6 g.

O foguete alcançou a altitude de 268 km e a carga útil que continha quatro experimentos científicos, ficou por 06 minutos em ambiente de microgravidade e foi recuperada a 90 km do local do lançamento.

Neste lançamento, a ESA (Agência Espacial Européia) comemora 50 voos da carga útil TEXUS.

A Operação Texus 49 teve início em 18 de março e o lançamento somente ocorreu nesta data em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis (fortes ventos balísticos) nos dias anteriores.

FONTE: IAE
http://www.aereo.jor.br/



:D


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Mensaje por OliverBR »

Peru quer satélite de observação.


No último dia 27, o Ministério da Defesa do Peru divulgou uma nota afirmando que o país adquirirá em breve um satélite de observação terrestre, o que foi visto pela imprensa local e especializada como um indicativo da iminência de um anúncio de compra.

"Este sistema de captura de imagens satelitais permitirá monitorar em tempo real as variações que se produzem no território pátrio, contribuindo para a prevenção, identificação e mitigação de possíveis desastres naturais que podem acontecer em nosso país, assim como uma ação rápida e eficiente ante qualquer acontecimento", diz a nota.

Além dessa finalidade "civil", o satélite também será usado em atividades nas áreas de segurança e defesa, contribuindo para a proteção de zonas fronteiriças, luta contra o narcotráfico e terrorismo, e monitoramento de cultivos ilícitos.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, o Ministério da Defesa está considerando apenas duas propostas: uma da SSTL, da Inglaterra, e outra da francesa EADS Astrium. O sistema tem custo estimado de 70 a 100 milhões de dólares.

http://panoramaespacial.blogspot.com/


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Mensaje por OliverBR »

Espaço - Brasil quer parceria maior com a China para construir satélites

Sergio Leo

O governo brasileiro aproveitará a visita da presidente Dilma Rousseff à China para discutir com os chineses a ampliação do programa de cooperação em matéria de satélites. O programa sofreu atrasos e o próximo lançamento, do satélite conhecido como CBERS-3, programado originalmente para 2009, deverá ser adiado, mais uma vez, para 2012. Ainda assim, é apontado como o mais bem sucedido programa de cooperação científica e tecnológica entre países emergentes e tem incentivado o desenvolvimento de equipamentos sofisticados em empresas brasileiras.

...

O programa de cooperação entre chineses e brasileiros teve de enfrentar bloqueio de componentes sensíveis por parte dos Estados Unidos, onde a lei de controle no tráfico de armas (Itar) proíbe a venda de produtos americanos com determinadas tecnologias passíveis de uso militar. É forte a sensibilidade no Congresso e no Executivo americanos contra a venda de componentes e artefatos eletrônicos sofisticados à China e subsistemas criados no Brasil para o satélite binacional sofreram atrasos e remodelações provocadas pelo veto ao embarque de componentes comprados e faturados de firmas americanas.

...

O veto americano acabou servindo de estímulo para desenvolvimento de tecnologia nacional, "Itar free", ou livre de risco de embargo, como foi classificada a câmera apresentada no ano passado pela Opto, para o CBERS-3. Obrigados a trocar componentes eletrônicos por circuitos, maiores, os técnicos da empresa usaram o conhecimento em óptica para reduzir o tamanho das lentes da câmera.

...

O CBERS-3, primeiro a ter 50% de componentes feitos no Brasil, nos testes recentes, mostrou problemas em um de seus subsistemas, chamado pelos técnicos de "atitude", que permite ao satélite controlar a direção em que são apontados seus instrumentos. Foi um dos motivos para se decidir pelo adiamento de sua colocação em órbita, para 2012.


http://www.defesanet.com.br/tecnologia/ ... -satelites


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Cooperação Venezuela - Uruguai


Semana passada, os governos da Venezuela e Uruguai assinaram acordos de cooperação em variadas áreas, inclusive em comunicações via satélite. Basicamente, o acordo prevê o uso pelo governo uruguaio de capacidade do satélite Simon Bolívar, lançado em outubro de 2008. O satélite, de fabricação chinesa, ocupa uma posição orbital de direito do Uruguai, tendo como contrapartida o uso de parte de sua capacidade.

Na reportagem que divulgou o acordo, são reproduzidas algumas declarações de Hugo Chávez, mandatário venezuelano, mostrando sua ira em relação aos EUA.
...

"Graças ao Uruguai, o satélite venezuelano pôde ser colocado em órbita, pois nós fomos bloqueados; nós não tivemos uma posição orbital para colocar nosso satélite por causa da hegemonia que também existe no espaço e é controlado pelos Estados Unidos e outras nações desenvolvidas", detalhou.

Chávez continuou: "o governo norte-americano envio um pedido aos chineses pedindo a eles que suspendessem o lançamento do satélite, pois ele não estava seguro sobre o seu uso, que poderia interferir em outra órbita... eles apenas inventaram qualquer desculpa". "Mas, o presidente Hu Jintao disse que ele tinha firmado um compromisso com a Venezuela e que iria realizar o lançamento do satélite. E aí está, em órbita Uruguai, e nós estamos dividindo isso".

http://panoramaespacial.blogspot.com/


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Mensaje por OliverBR »

Iris escribió:

...competencia, frecuentemente poco leal, de China en diversos mercados ...


.- Saludos.


Aunque él desarollo del CBERS ha sido importante, las relaciones con China siempre deben ser visto desde esta perspectiva, eles SON poco leales, en absoluto.

:wink:


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Mensaje por OliverBR »

Comunicações via satélite na LAAD 2011
.

Comunicações militares via satélite deve ser um dos principais tópicos da área espacial abordados durante a LAAD 2011 - Defence & Security, evento que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de abril. Várias empresas atuantes no setor, estrangeiras e nacionais, irão apresentar produtos e serviços desse segmento, como satélites, soluções em serviços e equipamentos terrestres.

Hoje (06), por exemplo, a brasileira OnixSat Telecom, que comercializa sistemas de comunicações via satélite de diferentes constelações (Iridium, Inmarsat), divulgou nota informando que o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) adquiriu aparelhos de comunicação IsatPhone Pro. Os equipamentos têm sido usados pela MB no Haiti, e em outras operações e exercícios no país e no exterior, e permitem comunicações de voz, mensagens (SMS) e e-mails.

“Ficamos muito honrados por esse relacionamento com a Marinha. Acreditamos que ele acontece por oferecermos tecnologias extremamente confiáveis para serem utilizadas em terra, mar e ar. Os Fuzileiros Navais também já operaram BGANs e telefones Iridium”, afirmou em nota Igor Falcão, gerente de Telecom da OnixSat.

http://panoramaespacial.blogspot.com/


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MCT recebe conselheiro espacial da Comissão Européia

Jaime Silva expressou o interesse, por meio da European Space Agency (ESA), em retomar a cooperação espacial com o Brasil, especialmente no âmbito do Projeto Galileo.

O ministro em exercício da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, recebeu, nesta segunda-feira (4), a visita do conselheiro espacial do gabinete da vice-presidência da Comissão Européia (CE), Jaime Silva. Na ocasião, o conselheiro expressou o interesse, por meio da European Space Agency (ESA), em retomar a cooperação espacial com o Brasil, especialmente no âmbito do Projeto Galileo.

A proposta européia detalhou algumas possíveis áreas de cooperação: ciência e observação da terra, sistemas globais de navegação por satélite, satélites de comunicações, ciência espacial e exploração espacial. A proposta européia também inclui a assinatura de Carta de Intenções entre o MCT e a vice-presidência da CE para Assuntos de Indústria e Empreendorismo, a realização de um workshop bilateral, e a assinatura de um acordo de cooperação em radionavegação por Satélite.

...

Projeto - O Galileo tem importante e variada aplicação em diferentes setores entre os quais se destacam os sistemas de transporte terrestre, marítimo e aeronáutico. Uma das principais vantagens do sistema é sua capacidade de oferecer um sinal garantido de elevada precisão para serviços de alta qualidade. Ele ampliará os serviços de procura e resgate em tempo real, baseados em balizas automáticas que sinalizam o lugar em que ocorre a emergência, melhorando de forma global as operações de resgate.

Hoje, o projeto tem a cooperação dos Estados Unidos, China e Israel. Brasil, Ucrânia, Índia, Argentina, México, Chile, Marrocos, Coréia, Japão mostraram interesse em participar.

(Ascom do MCT)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=77042


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Más un acuerdo BR-AR en cooperación tecnológica:

(traducion automática)

Cooperación Brasil - Argentina: SABIA-MAR.

Argentina y Brasil discutirán la cooperación en materia espacial

07/04/2011


El presidente de la Agencia Espacial Brasileña (AEB), Marco Antonio Raupp, viajó a la Argentina el jueves (7), para discutir el acuerdo de cooperación vigente entre los dos países. Hasta el viernes (8), Raupp participa en la reunión de los directores de Integración y Mecanismo de Coordinación Brasil-Argentina (Micba), celebrada en Buenos Aires.

Durante la reunión, que contará con la participación de la Comisión Nacional de Actividades Espaciales (ConA), presentará la etapa de desarrollo de la Argentina y Brasil de información vía satélite sobre la Alimentación, Agua y Medio Ambiente-Mar (Sabíamos Mar). También se discuten las futuras acciones en apoyo de garantizar la continuidad de esta cooperación.

En noviembre de 2007, Brasil y Argentina firmaron un acuerdo que propuso una misión espacial conjunta, que incluye el diseño, producción y lanzamiento de un satélite de observación de la Tierra para la investigación del medio ambiente y el océano. La decisión fue ratificada por ambos gobiernos en una declaración conjunta emitida durante la visita de la presidenta Cristina Kirchner a continuación, el presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

...

El proyecto será administrado a través de un comité conjunto y de forma conjunta con los representantes de Argentina y Brasil. El comité coordinará las actividades de los grupos de trabajo para desarrollar las operaciones terrestres de control de satélites, las actividades de procesamiento, distribución y archivo de datos, y las actividades de lanzamiento.

El satélite se estima en dólares de los EE.UU. 156 millones. El costo de lanzamiento se estima en dólares de los EE.UU. 50 millones.

http://www.tecnodefesa.com.br/


Saludos!
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Sobre el 14-X hipersonic:

LAAD11: Brazil reveals details of 14-X hypersonic vehicle


With first flight of the 14-X waverider scramjet scheduled in 2013, Brazilian military officials have revealed details of the country's first venture into hypersonic flight tests.

The 14-X is a 2 x 0.8m (6.5 x 2.6ft) vehicle designed to demonstrate speeds beyond Mach 6.0. If the design is sound, Brazil could scale up the vehicle to deliver mini-satellites into space, says Maj Roberto Follador, 14-X flight test director for Brazil's department of aerospace science and technology.

Air-breathing scramjets, in theory, can carry 15% of their mass as payload. In contrast, rockets must carry their own oxygen for combustion, and payloads comprise only 5% of their total mass, Follador says.

Brazil launched the 14-X programme in 2006, the centennial year of the first flight of the 14-Bis - Brazil's first powered aircraft.

...

For its maiden flight, the 14-X will be joined at the front of a two-stage VSB-30 rocket
, he says. The S-31 motor first stage will boost the vehicle to M4.0 before separating. Then, the S-30 motor second stage will ignite, pushing both the motor and the 14-X beyond M6.0 at about 100,000ft altitude for around 4s.

The three scramjet engines powering the 14-X will not be ignited while joined to the S-30 motor on the first flight test, Follador says.

Instead, the vehicle's designers will examine the 14-X's aerodynamic characteristics and thermal loads inside each scramjet engine, he says.

In the next series of captive carry tests, the 14-X scramjet engine will be engaged while still connected to the front end of the S-30 motor second stage, Follador says.

The 14-X will separate from the S-30 motor only on a third series of flight tests, with the scramjets powering the aircraft beyond M6.0, Follador says.

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... hicle.html


:D


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LAAD 2011: noticias sobre el espacio

...

La edición 2011 de la LAAD seguramente será conocido por los anuncios de adquisiciones y asociaciones, en consonancia con el movimiento de consolidación de la industria aeroespacial y de defensa en curso en la revista Brasil y Tecnología de Defensa era responsable de la producción del programa de noticias, sin publicar durante la feria de cuatro días.

Raupp, "contratista principal" y VLS

El nuevo presidente de la Agencia Espacial Brasileña (AEB), Marco Antonio Raupp, se dirigió en su conferencia en el III Seminario del proceso de evaluación crítica de Defensa por el que será el Programa Espacial Brasileño presentado. Raupp también destacó la necesidad de una programa nacional para tener un "contratista principal" que desempeña la función de integrador de proyectos de satélites y cohetes. El administrador ha querido subrayar que se trata de su opinión personal y que cualquier resolución en este sentido será discutido y aprobado como una política espacial.
Marco Antonio Raupp también habló sobre la evolución del programa VLS, con posibilidades de cooperación con Rusia y Alemania (DLR). La cooperación espacial con Alemania, por otra parte, completará 40 años en 2011.

Problemas con el polibutadieno

En su presentación en el seminario, Brig. Kasemodel informó que los dos últimos años, el Instituto de Aeronáutica y del Espacio (IAE / DCTA) ha tenido dificultades para adquirir la resina polibutadieno, un componente de cohetes de combustible sólido utilizado por los brasileños (los otros dos son el perclorato de amonio y aluminio polvo). resina de Petroflex manufacturados, pero después de ser adquirida por un grupo alemán (Lanxess), la fabricación se interrumpió. El IAE está buscando fondos para permitir la fabricación de una rama de producción nacional, y Avibrás es uno de los candidatos.

Ecuatorial sistemas de sensores ópticos

En silencio, el stand de EADS en la exposición fue en el sensor de pantalla Hiris (reproductor de imágenes hiperespectrales para la vigilancia remota y de Inteligencia), desarrollado por el brasileño Equatorial Sistemas, de Astrium, con fondos de la FINEP. Además de los satélites, sensores, adaptada, se puede utilizar en una variedad de plataformas, tales como aviones, helicópteros y vehículos aéreos no tripulados. Ecuatorial hecho ganó la licitación para la fabricación de los datos grabadora digital de Amazon-un satélite, el Instituto Nacional de Investigaciones Espaciales (INPE).

presencia italiana

Además de la AEB, otra entidad gubernamental estuvo presente en el espacio LAAD, la Agencia Espacial Italiana (ASI). El objetivo de la presencia europea fue la observación de la Tierra, en particular por medio de un campo de radar en el que Italia es líder en Europa con la constelación COSMO-SkyMed. Los italianos, por cierto, no esconden el gran interés en cooperar con Brasil en este campo, poniendo incluso como una alternativa al desarrollo conjunto de la misión de radar previsto por el INPE.

14-X vehículo hipersónico IEAv

Uno de los aspectos más destacados en 2011 LAAD el área de la ciencia y la tecnología de la Comandancia de la Fuerza Aérea fue la presentación de una maqueta de 14-X vehículo hipersónico, que está elaborando el Instituto de Estudios Avanzados (IEAv / DCTA). Dos periodistas extranjeros que asistieron al evento buscó el blog para más información sobre el proyecto, que fue, por otra parte, el portal de noticias de la revista Vuelo Internacional (ver aquí). El vuelo del primer prototipo, previsto para 2012 o 2013, no se dedican a cohete VSB-30. IEAv La iniciativa incluye la participación de las industrias nacionales, como Britanite y Tecnologías de Vuelo.

Star One ", organizada cargas"

Lincoln Oliveira, vicepresidente de Star One, Embratel, hizo interesante presentación durante el seminario organizado cargas útiles "para el mercado de defensa. El Ministerio de Defensa ya es un usuario de este concepto con el Star One, con transpondedores de banda X (para las comunicaciones militares - SISCOM) a bordo del operador de satélites en Brasil. Hay una expectativa de que el satélite geoestacionario Star One C5, que puede ser contratado por el creador en 2012, tiene un nuevo transpondedor en banda X para SISCOM, ya que sustituirá al Brasilsat B4, puesto en órbita en 2000 y tiene una ancho de banda mismo transpondedor.

Star One C4

Y hablando de Star One, es una competición en curso promovido por la empresa para la contratación de la Star One C4 grandes. De acuerdo a lo establecido por el blog, la competencia se terminen en este verano, y están participando en dos fabricantes de los EE.UU. (Boeing y Loral) y dos de la Europa continental (Thales Alenia Space y Astrium). Siguiendo el ejemplo de lo que sucedió en la contratación de Star One C3, el valor del dólar frente al euro.

http://www.aeb.gov.br/indexx.php?secao=noticias&id=614

:D


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