http://www.mar.mil.br/foraer/downloads/ ... s-site.pdfOs UH- 15 / UH-15A são helicópteros equipados com um sistema de controle de voo automático totalmente digital de quatro eixos (AFCS), incluindo modos de segurança que mantém os parâmetros e regimes de voo no caso de uma turbina ficar inoperante (OEI). Destacam-se também as seguintes inovações:
• sistema integrado de gerenciamento de voo com DOPPLER, GPS, sistema de navegação inercial com modos de busca e salvamento; radar meteorológico e de busca de última geração;
• dois faróis de busca; gancho elétrico e hidráulico com capacidade de 272 quilos e com 75 metros de cabo, com velocidade variável de içamento;
• cabine digital(EFIS) compatível com NVG;
• filtros de areia e anti-gelo nas entradas das turbinas;
• partes estruturais com tratamento anticorrosão; flutuadores de emergência certificados para até estado do mar nível 6, com duração de quatro segundos para inflar e sem limitação de altitude para operar, podendo ainda ser inflado com velocidades acima de 150 nós, diminuindo a carga do pilote em caso de emergência;
• joystick para o fiel posicionar a aeronave no houver (voo pairado) por ocasião do resgate no mar; sistema modular de monitoramento e gravação de aeronaves modular aircraft recording and monitoring sistem /m´arms: composto de 3 partes : CVFDR, UMS e HUMS;
• CVFDR - COMBINED VOICE AND FLIGHT DATA RECORDER - Gravador combinado de voz e dados de voo, que além de gravar as conversas dos tripulantes durante o voo, grava também os parâmetros do rotor, as mudanças de atitude e a navegação;
• UMS - USAGE MONITORING SISTEM - Sistema de monitoração de desgaste do rotor, que permite registrar o tempo de voo, ciclos do rotor, ciclos de torque e a monitoração da ultrapassagem dos limites de torque e N R; e
• HUMS - HEALTH MONITORING SISTEM - sistema de monitoração de ''eficiência''. Possuem vários acelerômetros em diversos pontos da aeronave, MGB, IGB, TGB que permitem ao pessoal de manutenção fazer o acompanhamento da degradação destes componentes sem a necessidade de inspeções periódicas para verificar a ocorrência de desgaste nas peças.
Os UH-15 UH-15A ainda são equipados com 28 assentos na cabine de carga. Para cumprir as tarefas de apoio à tropa e de operações especiais possuem:
• corta-fios, o que aumenta em muito a segurança quando realizando voos a baixas alturas;
• Duas amplas Janelas de correr na parte dianteira da cabine que permitem operar metralhadoras laterais de calibre 7.62mm com cadência de tiro 1000 p/ min e com alcance de até 1,5km, em ambos os bordos;
• Assentos anti-crash para o piloto, copiloto e o mecânico de voo ;
• Blindagem de proteção para calibre de até 7,62mm para o cockpit e cabine de carga, garantindo assim uma maior proteção para a tripulação por ocasião do emprego dessas aeronaves em missões de garantia da lei e da ordem (GLO);
• Luzes de sinalização de lançamento de paraquedistas;
• Partes fixas para a realização de fast rope por ambos os lados do helicóptero, além de estrutura fixa para instalação de duas argolas na cabine de cargo, permitindo até dois cabos de rapel por argola, aumentando a rapidez na infiltração de elementos de Operações Especiais em navios, plataformas marítimas e instalações terrestres, representando considerável ganho para o Grupo de Reação e Retomada de Instalações (GERR).
• Visando a interoperabilidade e padronização do enlace automático de dados está sendo desenvolvido o link BR-2 que permitirá as três Forças Armadas se comunicarem, facilitando a compilação do quadro tático e o comando e controle no Teatro de Operações.
As aeronaves UH-15A estarão equipados com o radar APS- 1 43 C(V)3, radar de abertura sintética, denominado de ISAR, que conta com a ferramenta para classificação de contatos selecionado a partir do modo de busca.
• Contarão ainda com um sistema de Guerra Eletrônica composto de Radar Warning Receiver (RWR) - MAGE, de Missile Warning System (MWS) - UV, Laser Warning System (LWS), CHAFF & FLARE e supressor de IR;
• O helicóptero estará capacitado para operar misseis Anti-superficie (MAS) Exocet AM-39 Block2 mod2 (UH-15A).
• Também será equipado com o FLIR STAR SAFIRE 3 .
Com a utilização do radar APS-143C(V)3, o UH-15A passará a ter capacidade de realizar esclarecimento a maiores distâncias, aumentando significativamente o alcance de detecção radar da nossa Esquadra. Aliado ao emprego do míssil AM-39 será um importante vetor de ataque contra alvos de superfície.