Fuerzas Aéreas del Mundo. Noticias e historia. Sus aviones de guerra, helicópteros y misiles. Programas de construcción aérea. Pilotos y paracaidistas.
Poucos aviões na história da aviação militar a jacto têm um percurso tão notável como o F-16. Na verdade, 35 anos depois de ter realizado o primeiro voo, o pequeno Viper continua a ser um dos caças mais utilizados pelas forças aéreas de diversos países e prevê-se que possa chegar ao ano 2020 ainda no activo, completando então mais de quatro décadas de vida operacional. O avião de hoje pode dizer-se que já pouco tem a ver com o de há 35 anos, prova inequívoca da qualidade e do potencial de desenvolvimento da plataforma inicial. A plataforma F-16 está, por isso, em permanente actualização, respondendo aos desafios constantes da tecnologia e da “guerra moderna”, onde por exemplo a selecção e eliminação cirúrgica de alvos é fundamental com vista à minimização dos danos colaterais. De igual modo que a protecção das tripulações é uma preocupação de primeira ordem. Durante duas semanas, de 26 de Abril a 13 de Maio de 2011, na Base Aérea de Monte Real, em Portugal, nove aviões F-16AM/BM das EPAF – European Participating Air Forces que operam o F-16 MLU, efectuaram o Early Operational Assessment (EOA) da Tape M6.1, para este sistema de armas. Mais uma etapa na modernização do sistema de armas Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, mantendo-o na vanguarda da aviação de caça/combate mundial
Última edición por martelo79 el 26 Oct 2011, 15:05, editado 1 vez en total.
Criação do Centro de Treino de Sobrevivência em Marrocos
17-10-2011
No âmbito das relações bilaterais Portugal/Marrocos, o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), através de uma delegação composta por cinco militares formadores de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extracção, realizou uma visita de trabalho, entre os dias 8 e 14 de Outubro, à Real Força Aérea Marroquina (FRA) para escolha e validação das áreas de realização das práticas de sobrevivência, em terra e no mar, a realizar no futuro Curso de Sobrevivência da FRA.
À semelhança de outras forças aéreas a FRA pretende que os respectivos tripulantes estejam qualificados para fazerem face a uma emergência após saída em pára-quedas pela aeronave, aterragem forçada ou amaragem, que resulte em situação de sobrevivência em terra ou no mar. Nesse sentido, a FRA escolheu o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea Portuguesa como modelo e órgão tutor da criação do futuro Centre de Survive des FRA.
Este projecto desenvolve-se há dois anos e tem como primeira meta a realização de um Curso de Sobrevivência em Junho de 2012.
¿ Cuales son los misiles que tiene la Fuerza Aerea Portuguesa ? se que tienen AIM 120 , AIM 9 , Maverick etc.. pero algun usuario podria dar datos mas exactos y mejores
VARSOVIA - El ministro de Defensa rumano Corneliu Dobritoiu dijo que su país aspira a comprar un número no determinado de F-16 A/B de segunda mano a Portugal, informó la agencia de noticias locales Agerpres.
"Las máquinas se encuentran en un estado técnico muy bueno", dijo Dobritoiu. Rumanía necesita adquirir nuevos cazas a reacción para reemplazar su flota de 49 cazas de fabricación soviética MiG-21 Lancer jet, el ministro de Defensa. Dobritoiu dijo que sin la compra de los aviones F-16, la Fuerza Aérea perdería su capacidad de combate en cerca de nueve años.
La Fuerza Aérea Rumana opera unos 48 MiG-21.
El Ministerio rumano de Defensa Nacional ha enviado nueve enviados a Portugal para evaluar el estado de las aeronave con la ayuda de expertos de Estados Unidos, dijo Dobritoiu. El importe de la eventual acuerdo no fue revelado por el ministro de Defensa.
A principios de este año, informó la prensa local que Rumania intentó comprar usa F-16 de Holanda, pero el plan fue desechado. En marzo de 2010, el presidente rumano Traian Basescu dijo a medios locales que el gobierno estaba considerando la compra de 24 F-16 de segunda mano de los EE.UU. por alrededor de $ 1,3 mil millones.
La Fuerza Aérea portuguesa cuenta con 45 F-16A / B .
Cuando leí el documento de la Fuerza Aérea Portuguesa, no me las crei que ellos hubiesen usado los AIM-9B en un avion de la edad del F-86, eso dice mucho de la capacidad de adaptacion que las fuerzas armadas de cualquier pais tiene para utilizar sus recursos de la manera mas adecuada, ajustandose a sus presupuestos.
En el momento de la retirada de los A-7 Corsair en la FAP, leí en un número de AvionRevue un artículo sobre el servicio de dicho aparato en Portugal, indicando que, entre otras armas, usaban los AGM-65 Maverick y AGM-45 Shrike. Del primer misil, es fácil encontrar información y fotografías de su uso en Portugal, pero del Shrike y su posible uso en nuestro vecino no he encontrado información adicional ni fotografías. ¿Algún compañero tiene información y/o fotografias?