Industria Militar Latinoamericana
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Avión Pampa obtiene certificación
http://airmercosur.blogspot.com/2011/12 ... acion.html
Enhorabuena a los hermanos de Argentina por más ese desarollo.
:noda:
http://airmercosur.blogspot.com/2011/12 ... acion.html
Enhorabuena a los hermanos de Argentina por más ese desarollo.
:noda:
Última edición por OliverBR el 15 Abr 2013, 03:29, editado 1 vez en total.
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- Cabo Primero
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Helibrás monta 1º Super Cougar 'nacional'
Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá (MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional, que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral de tecnologia.
Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50% de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse tipo", diz o presidente da Helibrás, Eduardo Marson.
O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.
As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012, outros três modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o domínio das tecnologias utilizadas.
As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial.
Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena fatia societária.
Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os EC725, a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36 Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.
Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de 11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54 profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do equipamento excede US$ 3 milhões.
Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá (MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional, que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral de tecnologia.
Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50% de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse tipo", diz o presidente da Helibrás, Eduardo Marson.
O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.
As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012, outros três modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o domínio das tecnologias utilizadas.
As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial.
Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena fatia societária.
Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os EC725, a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36 Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.
Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de 11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54 profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do equipamento excede US$ 3 milhões.
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AEL Sistemas amplia instalações no Rio Grande do Sul:
A empresa cria um Centro Tecnológico de Sistemas de Defesa, investimento que se alinha à Estratégia Nacional de Defesa. Neste Centro, serão desenvolvidos, produzidos e integrados os modernos sistemas eletrônicos da Estação de Armas Remotamente Controlada - (UT30BR), que vai equipar o novo veículo blindado do Exército Brasileiro, o Guarani. As novas instalações da AEL vão abrigar inovadoras tecnologias de produção.
A AEL também se prepara para participar em trabalhos e produtos de alta tecnologia com a Boeing (USA), Dassault (França) e Saab (Suécia), que concorrem para o programa F-X2 de modernização da frota de caças da FAB.
Criou com a Embraer Defesa e Segurança a Harpia Sistemas S/A., voltada principalmente para o desenvolvimento e fabricação dos VANTs (veículos Aéreos não Tripulados), em que a Embraer tem 51% das ações e a AEL SISTEMAS, 49%. Ao mesmo tempo, a Embraer adquiriu 25% das ações da empresa.
No setor espacial, a AEL SISTEMAS S.A. participa de diversos programas da indústria fornecendo projetos e equipamentos para satélites. Na área de segurança e automotiva, produz sistemas computadorizados para o gerenciamento de frotas de veículos e soluções customizadas que utilizam a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) para aplicação nos segmentos de energia, celulose, sucroalcooleiro e transportes.
Nos últimos três anos, a AEL SISTEMAS S.A. vem dobrando o faturamento a cada ano e projeta crescimento continuo de 30% para os próximos anos.
http://planobrasil.com/2011/12/26/atual ... a-do-pais/
A empresa cria um Centro Tecnológico de Sistemas de Defesa, investimento que se alinha à Estratégia Nacional de Defesa. Neste Centro, serão desenvolvidos, produzidos e integrados os modernos sistemas eletrônicos da Estação de Armas Remotamente Controlada - (UT30BR), que vai equipar o novo veículo blindado do Exército Brasileiro, o Guarani. As novas instalações da AEL vão abrigar inovadoras tecnologias de produção.
A AEL também se prepara para participar em trabalhos e produtos de alta tecnologia com a Boeing (USA), Dassault (França) e Saab (Suécia), que concorrem para o programa F-X2 de modernização da frota de caças da FAB.
Criou com a Embraer Defesa e Segurança a Harpia Sistemas S/A., voltada principalmente para o desenvolvimento e fabricação dos VANTs (veículos Aéreos não Tripulados), em que a Embraer tem 51% das ações e a AEL SISTEMAS, 49%. Ao mesmo tempo, a Embraer adquiriu 25% das ações da empresa.
No setor espacial, a AEL SISTEMAS S.A. participa de diversos programas da indústria fornecendo projetos e equipamentos para satélites. Na área de segurança e automotiva, produz sistemas computadorizados para o gerenciamento de frotas de veículos e soluções customizadas que utilizam a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) para aplicação nos segmentos de energia, celulose, sucroalcooleiro e transportes.
Nos últimos três anos, a AEL SISTEMAS S.A. vem dobrando o faturamento a cada ano e projeta crescimento continuo de 30% para os próximos anos.
http://planobrasil.com/2011/12/26/atual ... a-do-pais/
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- Cabo Primero
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29/12/2011
SUPER TUCANO VENCE CONTRATO DE DEFESA NOS EUA
Embraer Defesa e Segurança e Sierra Nevada Corporation fornecerão aeronave para o programa LAS da Força Aérea dos Estados Unidos
São Paulo – SP, Brasil, 30 de dezembro de 2011 – A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.
“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”
Como especificado pela Força Aérea dos Estados Unidos, trata-se de um contrato no valor de USD355 milhões para o fornecimento de vinte aeronaves, assim como apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos.
“Nós nos sentimos honrados por esta decisão e pela oportunidade de servir nosso país,” disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da SNC. “Nós acreditamos nos objetivos da missão Apoio Aéreo Leve e temos orgulho de poder apoiar os Estados Unidos em suas iniciativas de construção de parcerias no Afeganistão e em outros países no mundo. Os soldados americanos, os trabalhadores americanos e todos nossos aliados ganham com esta decisão.”
Sobre o Programa LAS
A missão LAS exige uma solução já desenvolvida que ofereça versatilidade, capacidade e resistência operacionais necessárias em um ambiente de contra-insurgência, a um custo significativamente menor do que o dos jatos de caça. A aeronave deve oferecer ferramentas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); ter capacidade para uma grande variedade de munições (incluindo armas guiadas de precisão); e operar em terrenos com infraestrutura precária e em condições rigorosas.
Sobre o Super Tucano
O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões LAS e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de vôo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.
Sobre a Sierra Nevada Corporation
A SNC (www.sncorp.com) é uma das companhias privadas dos Estados Unidos que cresce mais rapidamente, com base em sua reputação em desenvolver soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e rápidas nos segmentos de eletrônica, aeroespacial, de aviônicos, espacial, propulsão, micro-satélites, aeronaves, sistemas de comunicação e energia solar. Sob a atual administração desde 1981, as sete áreas de negócios da SNC empregam mais de 2.100 pessoas em 27 localidades em 15 Estados norte-americanos – todos dedicados a fornecer soluções modernas para a dinâmica base de clientes da empresa. A SNC é o maior prestador de serviços para o governo dos Estados Unidos cuja proprietária é uma mulher.
Ao longo de aproximadamente 50 anos de história, a SNC manteve o foco em fornecer aos clientes o que há de melhor em tecnologia para atender às suas necessidades, obtendo um expressivo e comprovado histórico de sucesso. A empresa continua apoiando o seu crescimento no setor comercial, por meio de avanços internos e aquisições, incluindo participação nos mercados emergentes de energia renovável, telemedicina, nanotecnologia, cibernética e centros de operações de redes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone +1 (775) 331-0222.
http://www.embraer.com/pt-BR/ImprensaEv ... S-EUA.aspx
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Un pequeño resumen con algunas informaciones sobre la nueva bomba guiada desarrollado en Brasil, SMKB:
- sistema Wireless de sinais GPS/ GLONASS y Galileo (los três señales son leídos en separado y combinados través de algoritmo para precision final;
- integração de bomba com sistema de combate de aeronave por "wireless", independiente del sistema de combate del avión;
- software de protección anti-jamming, cifrado, reforzada por uso de patrón de radiación de alta directiva;
- "interface" del piloto por panel instalado en la cabina, dispositivo portátil por "wireless" que comunica directamente con la bomba (sin necesidad de instalar cableado en el avion);
- la bomba calcula automáticamente y informa sobre su lanzamiento a través del panel del piloto cuando está en punto ideal de liberación;
- hardware y software desarollados y hechos en Brasil = "ITAR Free";
- futuros desarollos: “booster” y alas de planeo para mayor rango;
- campaña de certificacion (septiembre de 2011), SMKB-82 (kit para el Mk 82 230 kg): A-4 Skyhawk, AMX A-1, F-5EM , Sukoi Su-27, F-16 y IAI Kfir.
- rango de 12 a 40 km lanza desde 10000';
- margen de error de 5 mts;
- bajo costo.
Algunos links:
http://www.aereo.jor.br/2011/05/04/a-si ... e-da-smkb/
http://www.britanite.com.br/noticias.asp?id=41
http://www.youtube.com/watch?v=s1vkO8SgQP0 (video de lanzamiento desde un ST)
- sistema Wireless de sinais GPS/ GLONASS y Galileo (los três señales son leídos en separado y combinados través de algoritmo para precision final;
- integração de bomba com sistema de combate de aeronave por "wireless", independiente del sistema de combate del avión;
- software de protección anti-jamming, cifrado, reforzada por uso de patrón de radiación de alta directiva;
- "interface" del piloto por panel instalado en la cabina, dispositivo portátil por "wireless" que comunica directamente con la bomba (sin necesidad de instalar cableado en el avion);
- la bomba calcula automáticamente y informa sobre su lanzamiento a través del panel del piloto cuando está en punto ideal de liberación;
- hardware y software desarollados y hechos en Brasil = "ITAR Free";
- futuros desarollos: “booster” y alas de planeo para mayor rango;
- campaña de certificacion (septiembre de 2011), SMKB-82 (kit para el Mk 82 230 kg): A-4 Skyhawk, AMX A-1, F-5EM , Sukoi Su-27, F-16 y IAI Kfir.
- rango de 12 a 40 km lanza desde 10000';
- margen de error de 5 mts;
- bajo costo.
Algunos links:
http://www.aereo.jor.br/2011/05/04/a-si ... e-da-smkb/
http://www.britanite.com.br/noticias.asp?id=41
http://www.youtube.com/watch?v=s1vkO8SgQP0 (video de lanzamiento desde un ST)
- Anderson
- General de Cuerpo de Ejército
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Respetados foristas, una nota muy interesante publicada hoy en varios medios.
http://www.elnuevoherald.com/2012/01/17 ... stria.html
http://www.elnuevoherald.com/2012/01/17 ... stria.html
Brasil y Colombia discuten industria militar conjunta
Publicado el martes, 01.17.12
BRASILIA -- Los ministros de Defensa de Brasil y Colombia discutieron el martes el desarrollo de equipo militar conjunto, incluyendo lanchas de patrullaje fluvial y aviones no tripulados para la vigilancia fronteriza.
"Colombia ha desarrollado unidades fluviales importantes, los desarrollamos por necesidad", comentó Pinzón en una conferencia conjunta con Amorim. "Ofrecemos para el análisis de Brasil estas tecnologías fluviales", agregó.
Por su parte, Amorim destacó el interés colombiano en participar en el desarrollo del avión de carga militar KC390 diseñado por Brasil, que ha buscado socios extranjeros para su producción.
"Es importante que nos esforcemos por crear un espacio sudamericano de defensa que incluya a la industria militar", expresó Amorim, quien adelantó que en los próximos meses habrá un encuentro de representantes binacionales de la industria bélica para discutir el desarrollo de aviones no tripulados, radares, sistemas de información fronteriza y una lancha patrullera fluvial.
Tierra de héroes anónimos y espíritus libres...
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Embraer quer vender aeronaves para a Otan
A suspensão do contrato de venda de 20 aviões Super Tucanos para o governo dos Estados Unidos será resolvida rapidamente, afirmou o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar.
Para ele, a venda de aeronaves brasileiras à força aérea mais poderosa do mundo poderá abrir espaço para negócios da Embraer com outros países, como os da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Quando você vende para o principal mercado do mundo, o cliente mais exigente do planeta, que produz tecnologia e vende para o mundo inteiro, é sempre uma vitrine’, disse Aguiar. De acordo com o executivo, a vitória da Embraer na concorrência nos EUA é ‘inequívoca’, e não existem dúvidas de que o contrato será retomado.
http://www.aereo.jor.br/2012/01/17/embr ... ra-a-otan/
Ninguna sorpresa una vez que paises OTAN como GB (Short Tucano), Fr (EMB-312F y EMB-121 Xingú) o Grécia con sus EMB-145 AEW&C ya son clientes militares de EMBRAER desde hace tiempos.
- Anderson
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Estimados foristas, Cotecmar colgó hoy en su web la siguiente información:
http://www.cotecmar.com/NewsDetail/464/1/noticias
Brasil podría adquirir lanchas LPR- 40 o similares en Colombia
Una delegación militar brasileña visitaría en más o menos un mes, a las instalaciones de COTECMAR y algunas bases fluviales de ese país para conocer in situ, el desempeño de las Lanchas Patrulleras de Río de 40 piés o LPR 40. Son una versión muy mejorada de las PBR "Piraña", de la estadounidense Bender Shipbuilding & Co., y que en Colombia se conoce como LPR-93. Blindadas, con dos motores Caterpillar C-9 y capaz de aproximarse a una velocidad máxima de 30 nudos, y una de crucero de 25, estas embarcaciones tienen además la posibilidad de que les sea montado un sistema de armas automático, que en versión colombiana es el "Jeyur", de concepción básicamente nacional y ensamblado por el Departamento de armas y Electrónica -DARET- de la Base Bolívar (y bien podría ser en otra propuesta, un Oto Melara Hitrole, o un Elbit derivado del ORCWS), que incluye ametralladoras 12,7 mm y 7.62 mm, además de un lanzagranadas.
Su autonomía es de unos 950 kilómetros a una velocidad de 25 nudos. La otra lancha fluvial que se admite publicamente estar evaluando y haner evaluado, tanto por parte de la Marina, como por la vertiente fluvial del Ejército (dependiente del Comando Militar de la Amazonia, es la Volvo CV-90, de interesante performance.
Brasil y Colombia, también evalúan el montaje conjunto de un patrullero fluvial de mayores dimensiones, según admitió el ministro de Defensa brasileño, Celso Amorím, que también adelantó la posibilidad de comprar las actuales lanchas colombianas, así como este país ya ratificó su inclusión en el programa KC-390 de Embraer, como cliente y proveedor.
http://www.cotecmar.com/NewsDetail/464/1/noticias
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