Pois é meu caro.OliverBR escribió:Una excusa simple y falsa estimado, las pedaladas son una maniobra hasta 'normal' en los cierres de cuentas de los gobiernos, los hicieron FHC, Lula y creo todos antes.paraquedista escribió:En la práctica, a nadie en la oposición brasileña le importa las "pedaladas", sin embargo, fue la excusa perfecta para sacarla.
El problema fue que Dilma les ha amplificado de manera exponencial tanto en montos cuanto en plazo, de un promedio de $1 bi en sus antecesores para un $60 sob su gobierno:
sds.Durante a análise das contas de Dilma, o TCU havia reclamado ao BC que computasse os atrasos como dívida, o que não acontecia.
O levantamento apurou dados desde o governo Fernando Henrique. Ao final de 2002, o saldo era negativo em R$ 948 milhões. Esse montante, de 0,03% do PIB, deveria entrar no cálculo da dívida.
No período Lula, os atrasos se mantiveram relativamente pequenos até 2009, quando o governo aumentou o gasto público e a oferta de crédito subsidiado para empresários. Em 2010, o saldo negativo era de 0,11% do PIB.
Com Dilma, houve uma escalada. Os atrasos viraram "pedaladas" e atingiram R$ 60 bi, o equivalente a 1% do PIB, por um longo tempo. A presidente mudou completamente a estrutura do gasto público.
http://blogs.oglobo.globo.com/miriam-le ... dilma.html
Acho que o governo Dilma fez um erro de cálculo que lhe trouxe problemas no âmbito político. Talvez pressionada pelo fato da crise bater duramente na qual era necessário a intervenção pública.
Eu estava expatriado lá, e pelo que li, os valores das "pedaladas" foram usadas na sua maioria no auxílio às empresas via financiamento barato. As bolsas (tipo família) representavam uma pequena parte.
De qualquer forma, tem gente que acha que com o novo governo as coisas vão melhorar. Particularmente não acho assim. As medidas que serão adotadas quem pagará o pato será o povão (já falaram de ajuste no gasto público e elevação dos impostos, que aliás, o governo da Dilma já estava executando, mas ele as fará mais expressivas).
Dando uma olhada nos ministérios e o novo "jogo das cadeiras" se estão pagando os favores políticos feitos para tirar Dilma. Se percebe a presença de deputados neste novo governo que votaram a favor do impeachment. No lado dos ministérios, o novo Ministro da Agricultura é conhecido por ser um dos maiores desmatadores da amazônia, o Ministro das indústrias é um pastor religioso (da Igreja Universal) baiado na carteira de Ciência pelo obvio motivo dele atrapalhar as pesquisas científicas por questões religiosas.