Unión con Portugal

Programas de Defensa Nacional, presupuesto militar. El nacionalismo, Cataluña y País Vasco. Ceuta y Melilla frente a Marruecos. Relaciones con la OTAN.

Esta usted a favor de la Union entre ambos paises

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martelo79
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Mensaje por martelo79 »

Para perceberem melhor a minha posição contra o TGV em Portugal:

Segunda-feira passada, a meio da tarde, faço a A-6, em direcção a Espanha e na companhia de uma amiga estrangeira; quarta-feira de manhã, refaço o mesmo percurso, em sentido inverso, rumo a Lisboa.
Tanto para lá como para cá, é uma auto-estrada luxuosa e fantasma. Em contrapartida, numa breve incursão pela estrada nacional, entre Arraiolos e Borba, vamos encontrar um trânsito cerrado, composto esmagadoramente por camiões de mercadorias espanhóis.
Vinda de um país onde as auto-estradas estão sempre cheias, ela está espantada com o que vê:

- É sempre assim, esta auto-estrada?

- Assim, como?

- Deserta, magnífica, sem trânsito?

- É, é sempre assim.

- Todos os dias?

- Todos, menos ao domingo, que sempre tem mais gente.

- Mas, se não há trânsito, porque a fizeram?

- Porque havia dinheiro para gastar dos Fundos Europeus, e porque diziam que o desenvolvimento era isto.

- E têm mais auto-estradas destas?

- Várias e ainda temos outras em construção: só de Lisboa para o Porto, vamos ficar com três. Entre S. Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, não há nenhuma: só uns quilómetros à saída de S. Paulo e outros à chegada ao Rio. Nós vamos ter três entre o Porto e Lisboa: é a aposta no automóvel, na poupança de energia, nos acordos de Quioto, etc. - respondi, rindo-me.

- E, já agora, porque é que a auto-estrada está deserta e a estrada nacional está cheia de camiões?

- Porque assim não pagam portagem.

- E porque são quase todos espanhóis?

- Vêm trazer-nos comida.

- Mas vocês não têm agricultura?

- Não: a Europa paga-nos para não ter. E os nossos agricultores dizem que produzir não é rentável.

- Mas para os espanhóis é?

- Pelos vistos...

Ela ficou a pensar um pouco e voltou à carga:

- Mas porque não investem antes no comboio?

- Investimos, mas não resultou.

- Não resultou, como?

- Houve aí uns experts que gastaram uma fortuna a modernizar a linha Lisboa-Porto, com comboios pendulares e tudo, mas não resultou.

- Mas porquê?

- Olha, é assim: a maior parte do tempo, o comboio não 'pendula'; e, quando 'pendula', enjoa de morte. Não há sinal de telemóvel nem Internet, não há restaurante, há apenas um bar infecto e, de facto, o único sinal de 'modernidade' foi proibirem de fumar em qualquer espaço do comboio. Por isso, as pessoas preferem ir de carro e a companhia ferroviária do Estado perde centenas de milhões todos os anos.

- E gastaram nisso uma fortuna?

- Gastámos. E a única coisa que se conseguiu foi tirar 25 minutos às três horas e meia que demorava a viagem há cinquenta anos...

- Estás a brincar comigo!

- Não, estou a falar a sério!

- E o que fizeram a esses incompetentes?

- Nada. Ou melhor, agora vão dar-lhes uma nova oportunidade, que é encherem o país de TGV: Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Madrid-Lisboa... e ainda há umas ameaças de fazerem outro no Algarve e outro no Centro.

- Mas que tamanho tem Portugal, de cima a baixo?

- Do ponto mais a norte ao ponto mais a sul, 561 km.Ela ficou a olhar para mim, sem saber se era para acreditar ou não.

- Mas, ao menos, o TGV vai directo de Lisboa ao Porto?

- Não, pára em várias estações: de cima para baixo e se a memória não me falha, pára em Aveiro, para os compensar por não arrancarmos já com o TGV deles para Salamanca; depois, pára em Coimbra para não ofender o prof. Vital Moreira, que é muito importante lá; a seguir, pára numa aldeia chamada Ota, para os compensar por não terem feito lá o novo aeroporto de Lisboa; depois, pára em Alcochete, a sul de Lisboa, onde ficará o futuro aeroporto; e, finalmente, pára em Lisboa, em duas estações.

- Como: então o TGV vem do Norte, ultrapassa Lisboa pelo sul, e depois volta para trás e entra em Lisboa?

- Isso mesmo.

- E como entra em Lisboa?

- Por uma nova ponte que vão fazer.

- Uma ponte ferroviária?

- E rodoviária também: vai trazer mais uns vinte ou trinta mil carros todos os dias para Lisboa.

- Mas isso é o caos, Lisboa já está congestionada de carros!

- Pois é.

- E, então?

- Então, nada. São os especialistas que decidiram assim.Ela ficou pensativa outra vez. Manifestamente, o assunto estava a fasciná-la.

- E, desculpa lá, esse TGV para Madrid vai ter passageiros? Se a auto-estrada está deserta...

- Não, não vai ter.

- Não vai? Então, vai ser uma ruína!

- Não, é preciso distinguir: para as empresas que o vão construir e para os bancos que o vão capitalizar, vai ser um negócio fantástico! A exploração é que vai ser uma ruína - aliás, já admitida pelo Governo - porque, de facto, nem os especialistas conseguem encontrar passageiros que cheguem para o justificar.

- E quem paga os prejuízos da exploração: as empresas construtoras?

- Naaaão! Quem paga são os contribuintes! Aqui a regra é essa!

- E vocês não despedem o Governo?

- Talvez, mas não serve de muito: quem assinou os acordos para o TGV com Espanha foi a oposição, quando era governo...

- Que país o vosso! Mas qual é o argumento dos governos para fazerem um TGV que já sabem que vai perder dinheiro?

- Dizem que não podemos ficar fora da Rede Europeia de Alta Velocidade.

- O que é isso? Ir em TGV de Lisboa a Helsínquia?

- A Helsínquia, não, porque os países escandinavos não têm TGV.

- Como? Então, os países mais evoluídos da Europa não têm TGV e vocês têm de ter?

- É, dizem que assim entramos mais depressa na modernidade.Fizemos mais uns quilómetros de deserto rodoviário de luxo, até que ela pareceu lembrar-se de qualquer coisa que tinha ficado para trás:

- E esse novo aeroporto de que falaste, é o quê?

- O novo aeroporto internacional de Lisboa, do lado de lá do rio e a uns 50 quilómetros de Lisboa.

- Mas vocês vão fechar este aeroporto que é um luxo, quase no centro da cidade, e fazer um novo?

- É isso mesmo. Dizem que este está saturado.

- Não me pareceu nada...

- Porque não está: cada vez tem menos voos e só este ano a TAP vai cancelar cerca de 20.000. O que está a crescer são os voos das low-cost, que, aliás, estão a liquidar a TAP.

- Mas, então, porque não fazem como se faz em todo o lado, que é deixar as companhias de linha no aeroporto principal e chutar as low-cost para um pequeno aeroporto de periferia? Não têm nenhum disponível?

- Temos vários. Mas os especialistas dizem que o novo aeroporto vai ser um hub ibérico, fazendo a trasfega de todos os voos da América do Sul para a Europa: um sucesso garantido.

- E tu acreditas nisso?

- Eu acredito em tudo e não acredito em nada. Olha ali ao fundo: sabes o que é aquilo?

- Um lago enorme! Extraordinário!

- Não: é a barragem de Alqueva, a maior da Europa.

- Ena! Deve produzir energia para meio país!

- Praticamente zero.

- A sério? Mas, ao menos, não vos faltará água para beber!

- A água não é potável: já vem contaminada de Espanha.

- Já não sei se estás a gozar comigo ou não, mas, se não serve para beber, serve para regar - ou nem isso?

- Servir, serve, mas vai demorar vinte ou mais anos até instalarem o perímetro de rega, porque, como te disse, aqui acredita-se que a agricultura não tem futuro: antes, porque não havia água; agora, porque há água a mais.

- Estás a dizer-me que fizeram a maior barragem da Europa e não serve para nada?

- Vai servir para regar campos de golfe e urbanizações turísticas, que é o que nós fazemos mais e melhor. Apesar do sol de frente, impiedoso, ela tirou os óculos escuros e virou-se para me olhar bem de frente:

- Desculpa lá a última pergunta: vocês são doidos ou são ricos?

- Antes, éramos só doidos e fizemos algumas coisas notáveis por esse mundo fora; depois, disseram-nos que afinal éramos ricos e desatámos a fazer todas as asneiras possíveis cá dentro; em breve, voltaremos a ser pobres e enlouqueceremos de vez.

Ela voltou a colocar os óculos de sol e a recostar-se para trás no assento. E suspirou:

- Bem, uma coisa posso dizer: há poucos países tão agradáveis para viajar como Portugal! Olha-me só para esta auto-estrada sem ninguém!


http://lmao.blogs.sapo.cv/44924.html


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Urbano Calleja
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Mensaje por Urbano Calleja »

Pues es bastante sencillo:
Lisboa - Madrid : alrededor de 2h
Lisboa - frontera francesa : unas 3h 45 minutos
Lisboa - Paris: unas 6h 30 minutos

El mayor sentido del AVE (o TGV, o como lo llamen donde sea) es la capacidad de llegar rapido (viajeros, transporte pesado) a distancias entre 300 y 1200km (si hablamos de velocidades de hasta 300km/h).

Por encima de 1200km, la competitividad viene por el coste comparativamente a la carretera (mercancias), y se puede jugar con los tiempos de transito y precios para pasajeros (compitiendo con el avion).

Que el AVE puedo poner Portugal a tiro de piedra de Madrid, y ayudar a que Lisboa (o Oporto) compitan con España por recibir ciertas sedes de ciertas empresas, es evidente.

Que eso no servira para fomentar los campos de golf, es bastante evidente tambien... los que van a jugar alli no suelen coger el tren.

Que puede no ser la mejor epoca para invertir en eso (para Portugal) es completamente comprensible... pero defender que Portugal no lo necesita no es muy comprensible, aunque sigue siendo respetable.

Como ultimo elemento, la estrategia europea se mueve en esa direccion para intentar retirar de las carreteras cientos de vehiculos... asi que se van a ir viendo cosas en esa direccion en toda europa (empezando por una mejor conexion entre paises, que es lo que falla ahora).

Posiblemente veamos trenes de alta velocidad internacionales con mas frecuencia que ahora... cruzando a la misma velocidad por tres o cuatro paises. Y eso es comodidad, seguridad, y economia (emisiones, eficacia, incluso precio).

Saludos


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Mensaje por martelo79 »

"TGV será o maior fiasco em 50 anos", diz economista

Álvaro Santos Pereira defendeu que a concretização do projecto português do TGV, no actual contexto económico, vai ser "o maior fiasco financeiro dos últimos 50 anos".
Lusa
20:05 Terça-feira, 22 de Set de 2009

O economista e professor universitário Álvaro Santos Pereira afirmou hoje que a concretização do projecto português de alta velocidade ferroviária (TGV) no momento actual vai ser "o maior fiasco financeiro dos últimos 50 anos".

"Estamos a escolher erradamente ao apostar dogmaticamente nos grandes investimentos públicos", afirmou o professor da Universidade de Vancouver (Canadá), durante a conferência "Portugal em Exame", que decorreu hoje em Lisboa.

Salientando que leu todos os estudos sobre alta velocidade ferroviária em Portugal, Álvaro Santos Pereira disse que o projecto "só é viável se se assumir que há impactos externos abrangentes, como diminuição do ruído e das emissões de CO2".

O professor considera que a concretização deste projecto, orçado em 8,9 mil milhões de euros, "vai reduzir a margem de manobra" e não vai contribuir para a redução do endividamento externo.

O avanço da rede de alta velocidade portuguesa no momento actual "vai ser o maior fiasco financeiros dos últimos 50 anos", afirmou Álvaro Santos Pereira.

"A linha Lisboa-Porto vai custar-nos tanto como o volume de negócios anual da Sonae", disse.

O professor universitário defendeu que a "aposta no Plano Tecnológico ou nas energias renováveis faria mais sentido" do que o investimento na alta velocidade e salientou a importância de "diversificar o nosso 'portfolio', de modo a que o país "crie mais talentos".

A aposta deve ser o apoio aos "sectores estratégicos, especialmente as tecnológicas" e "não desbaratar recursos em projectos que não nos vão levar a lado algum".

Durante a sua intervenção no debate, o professor universitário sugeriu ainda que o tema da campanha eleitoral para a legislativas de domingo fosse 'não à asfixia empresarial' em vez de 'não à asfixia democrática".

"A prioridade número um deve ser acabar com esta asfixia empresarial e fazer com que Portugal crie mais talentos", afirmou, salientando que os apoios às empresas têm de ser orientados de uma forma estratégica.


http://aeiou.expresso.pt/tgv-sera-o-mai ... ta=f537203


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Urbano Calleja
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Mensaje por Urbano Calleja »

Martelo, del coste que comentas, cuanto va a poner el Gobierno portugues y cuanto la UE?


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Mensaje por martelo79 »

:arrow: http://jn.sapo.pt/multimedia/infografia ... id=1181253

Iremos receber 330 milhões da UE, o resto é dinheiro do estado Português.


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Urbano Calleja
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Mensaje por Urbano Calleja »

Seguro?
YO he oido que son 1400 millones

http://www.hoy.es/20090618/regional/fom ... 90618.html


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Damon
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Mensaje por Damon »

Volviendo a la pregunta inicial de este hilo, yo estaría a favor de una federación hispano-portuguesa que se llamara iberia.

Sería un país con 45+11 = 56 millones de habitantes y el séptimo PIB del mundo, con una proyección de ser el quinto PIB del mundo en muy pocos años, tras USA, Japón, China y Alemania.

Si descartamos a China, ya que no es un pais desarrollado sino emergente, tendriamos potencial para ser el cuarto pais desarrollado del mundo, y podriamos aspirar a entrar en el g-8 e incluso a tener un asiento en el consejo de seguridad de la ONU, con derecho de veto.

Recordemos que Alemania y Japón no tienen derecho al asiento, aun teniendo méritos más que sobrados, por ser potencias del eje en la SGM, es decir, los paises perdedores.

Tendriamos islas estratégicas en el Atlántico, como Azores y Madeira, además de ampliar nuestra area de influencia en hispanoamerica (Brasil), Africa (Mozambique, Angola, Cabo verde), Asia (Macao) y Oceanía (Timor este).

No sé qué opináis del tema.

Saludos


Apónez
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Mensaje por Apónez »

Damon lo de tener derecho a veto no te lo crees ni tu, en cuanto a las supuestas "ventajas" no se por que será que yo veo más desventajas, otra "Comunidad Autonoma" pobre no es precisamente lo que más falta nos hace, y al G-8 se va por invitación, no por el PIB que tengas :cool:


Howard_Hughes
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Mensaje por Howard_Hughes »

Damon escribió:Volviendo a la pregunta inicial de este hilo, yo estaría a favor de una federación hispano-portuguesa que se llamara iberia.

Sería un país con 45+11 = 56 millones de habitantes y el séptimo PIB del mundo, con una proyección de ser el quinto PIB del mundo en muy pocos años, tras USA, Japón, China y Alemania.


creo que te olvidas de Francia e Italia...

Si descartamos a China, ya que no es un pais desarrollado sino emergente, tendriamos potencial para ser el cuarto pais desarrollado del mundo, y podriamos aspirar a entrar en el g-8 e incluso a tener un asiento en el consejo de seguridad de la ONU, con derecho de veto.

Recordemos que Alemania y Japón no tienen derecho al asiento, aun teniendo méritos más que sobrados, por ser potencias del eje en la SGM, es decir, los paises perdedores.


eso no es asi...

Tendriamos islas estratégicas en el Atlántico, como Azores y Madeira, además de ampliar nuestra area de influencia en hispanoamerica (Brasil), Africa (Mozambique, Angola, Cabo verde), Asia (Macao) y Oceanía (Timor este).


Azores y Madeira si,pero hoy en dia Brasil tiene mas influencia que Portugal y aspira a mas que nosotros,sobre Africa y Oceania Portugal influye lo mismo que nosotros en nuestras excolonias y Macao creo que es China


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Yorktown
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Mensaje por Yorktown »

Sería un país con 45+11 = 56 millones de habitantes y el séptimo PIB del mundo, con una proyección de ser el quinto PIB del mundo en muy pocos años, tras USA, Japón, China y Alemania.


Y? Yo prefiero ser Holanda, Australia... o Luxemburgo.

Y lo del G-8, el G-20, o el G-jander...ya empieza a preocuparme la obsesión por estar ahí. Se reparten más dietas o que?

Y lo del CS de la ONU...pues casi lo mismo, aparte de que como dice Aponez, ni jarto vino.


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huarlot
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Mensaje por huarlot »

Ya de unirnos con alguien porque no con Alemania, con todos veraneantes y jubilados que vienen de ese pais , ademas historicamente volveriamos a los tiempos de Carlos V de España y I de Alemania, en Economia mejorariamos y dentro de la UE tendrias un peso considerado ya seramos alguien en Europa :mrgreen:

La union con Portugal es una buena broma que gastar a los Portugeses el di de los Santos Inocentes


Apónez
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Mensaje por Apónez »

huarlot escribió:Ya de unirnos con alguien porque no con Alemania, con todos veraneantes y jubilados que vienen de ese pais , ademas historicamente volveriamos a los tiempos de Carlos V de España y I de Alemania, en Economia mejorariamos y dentro de la UE tendrias un peso considerado ya seramos alguien en Europa :mrgreen:

La union con Portugal es una buena broma que gastar a los Portugeses el di de los Santos Inocentes


Carlos I de España y V de Alemania huarlot :roll:

Ya puestos mejor nos unimos a Francia/Italia/Alemania/Gran Bretaña en un único país y listo, a ver quien nos tose en Europa :mrgreen:


Howard_Hughes
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Mensaje por Howard_Hughes »

ya que estamos por que no nos unimos con Estados Unidos,asi seriamos 1º potencia militar y economica :evil:


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Yorktown
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Mensaje por Yorktown »

Ahí,ahí....

51stars strikes back! :cool:


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Mensaje por Apónez »

Howard_Hughes escribió:ya que estamos por que no nos unimos con Estados Unidos,asi seriamos 1º potencia militar y economica :evil:


Nada, nada que eso queda en otro continente, además perdemos la monarquía y ya sabes lo "bien" que terminan aqui las repúblicas :mrgreen:


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