Programa FX-2 de cazas para Brasil
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10 HARM??? ... y casi sin transferencia?
eeemmm me quedo con el RAFALE...como yo lo veo, es militar y políticamente más adecuado para Brasil. Ahora, cabe la posibilidad de que Brasil se arme con meteor?
ALCANCE DEL RAFALE EN MANOS CARIOCAS:
Y SE AMPLÍA CON UNA BUENA FLOTA DE KC-390:
CAPACIDAD AIRE-AIRE:
...ya es sabido donde quedan los cazas yanqees cuando no les sos fiel:
... tambien es sabido que los super polivalentes cazas norteamericanos son presentados así:
... y entregados así:
Saludos.
eeemmm me quedo con el RAFALE...como yo lo veo, es militar y políticamente más adecuado para Brasil. Ahora, cabe la posibilidad de que Brasil se arme con meteor?
ALCANCE DEL RAFALE EN MANOS CARIOCAS:
Y SE AMPLÍA CON UNA BUENA FLOTA DE KC-390:
CAPACIDAD AIRE-AIRE:
...ya es sabido donde quedan los cazas yanqees cuando no les sos fiel:
... tambien es sabido que los super polivalentes cazas norteamericanos son presentados así:
... y entregados así:
Saludos.
- Andrés Eduardo González
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E sai o relatório da FAB para o governo:
Jobim entrega relatório a Lula
Por Marcelo Onaga | 23/11/2009 - 18:44
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está reunido agora com o presidente Lula para apresentar o relatório técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira sobre os três caças supersônicos que disputam a concorrência da Aeronáutica. A preferência de Jobim e de Lula pelo francês Rafale, da Dassault, é escancarada. Mas o relatório, apesar de não ser conclusivo, não ajuda os franceses.
Um novo dado vai ajudar os suecos da Saab, que produz o Gripen. De acordo com o relatório, o custo por hora voada do Gripen é de 4 000 dólares, contra 14 000 do Rafale. Já o custo do F-18, da americana Boeing, fica em torno de 10 000 dólares.
Os pilotos da FAB já declararam a preferência pelo F-18. O caça é o que teve maior sucesso em conflitos recentes, mas tem contra si as restrições do governo americano em transferir tecnologia. Já o comando da Aeronáutica e a Embraer, que será a parceira nacional de qualquer um dos envolvidos, preferem o sueco Gripen. Além do preço menor por hor voada, o Gripen custa metade do preço do francês e oferece maior acesso a novas tecnologias.
Mesmo assim, pessoas próximas ao governo dizem que é difícil a Dassault perder a parada. Interesses políticos, como o apoio da França pela entrada do Brasil no conselho de segurança da ONU, devem falar mais alto.
http://portalexame.abril.com.br/blogs/p ... ink=209594
No meu ver, tanto gripen como rafale estão muito bem no páreo. Qualquer que seja, será uma boa escolha.
Saudações
Jobim entrega relatório a Lula
Por Marcelo Onaga | 23/11/2009 - 18:44
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está reunido agora com o presidente Lula para apresentar o relatório técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira sobre os três caças supersônicos que disputam a concorrência da Aeronáutica. A preferência de Jobim e de Lula pelo francês Rafale, da Dassault, é escancarada. Mas o relatório, apesar de não ser conclusivo, não ajuda os franceses.
Um novo dado vai ajudar os suecos da Saab, que produz o Gripen. De acordo com o relatório, o custo por hora voada do Gripen é de 4 000 dólares, contra 14 000 do Rafale. Já o custo do F-18, da americana Boeing, fica em torno de 10 000 dólares.
Os pilotos da FAB já declararam a preferência pelo F-18. O caça é o que teve maior sucesso em conflitos recentes, mas tem contra si as restrições do governo americano em transferir tecnologia. Já o comando da Aeronáutica e a Embraer, que será a parceira nacional de qualquer um dos envolvidos, preferem o sueco Gripen. Além do preço menor por hor voada, o Gripen custa metade do preço do francês e oferece maior acesso a novas tecnologias.
Mesmo assim, pessoas próximas ao governo dizem que é difícil a Dassault perder a parada. Interesses políticos, como o apoio da França pela entrada do Brasil no conselho de segurança da ONU, devem falar mais alto.
http://portalexame.abril.com.br/blogs/p ... ink=209594
No meu ver, tanto gripen como rafale estão muito bem no páreo. Qualquer que seja, será uma boa escolha.
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Bueno, esto se acabó. Este informe final solo confirma lo que ya venía diciendo Embraer y mandos de la FAB, y que se sospechaba desde el primer concurso FX. Que el Gripen NG es la mejor elección para Brasil en su conjunto, y una eventual victoria del Rafale se deberá principalmente a motivos políticos y lobby.
Saludos
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- maximo
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De que el Rafale es mejor avion que el Gripen, no creo que quepa la menor duda. Pero tampoco creo que sea demasiado aventurado pensar que el Rafale no tiene posibilidades reales de exportacion, como si que la tendria el SAAB. Si Francia solo ha conseguido colocarselo a Brasil y practicamente a precios tirados... ¿Que otro pais lo va a comprar? Ademas, compitiendo con los franceses.... Pero bueno, es un rato bueno....
\\"Un cerdo que no vuela solo es un cerdo\\"
Marco Porcellino.
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- Mauricio
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maximo escribió:De que el Rafale es mejor avion que el Gripen, no creo que quepa la menor duda. Pero tampoco creo que sea demasiado aventurado pensar que el Rafale no tiene posibilidades reales de exportacion, como si que la tendria el SAAB. Si Francia solo ha conseguido colocarselo a Brasil y practicamente a precios tirados... ¿Que otro pais lo va a comprar? Ademas, compitiendo con los franceses.... Pero bueno, es un rato bueno....
Otra cosa más importante todavía es el futuro ORBAT de la FAB. Se supone que el F-X va a reemplazar no ya a los M-2000, sino a los F-5BR y AMX a medida que estos vayan a la baja - hasta un total de 120 aviones.
Gripens, 120 es improbable pero 36 + 36 no. Rafales... se enreda la cosa porque es un avión mucho más caro.
Imperialista entregado a las Fuerzas Capitalistas del Mal
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yo tambien me hago la misma pregunta....si no se venden o el rafale o el gripen, en cual quier caso que país realmente podria comprarlos?
Aqui en México se le ve con buenos ojos al gripen, solo que el vecino pegaria gritos en el cielo y aparte nos querra vender chatarra como siempre
Si cabe la posibilidad de renovar los vetustos F5 que tiene México, ojala que aunque sea Brasil nos venda sus cazas F5 que vaya dando de baja....al menos estan mejores que la gran fuerza aerea de combate (5 aviones si no me equivoco ) que poseemos , y aparte actualizados.
Sin embargo es admirable el esfuerzo de nuestros hermanos brasileños , tanto por el crecimiento economico que les llevo a actualizarse , como ver como se pelean (no encontre otra palabra mejor ) los grandes vendedores de cazas por su concurso, felicitaciones
Aqui en México se le ve con buenos ojos al gripen, solo que el vecino pegaria gritos en el cielo y aparte nos querra vender chatarra como siempre
Si cabe la posibilidad de renovar los vetustos F5 que tiene México, ojala que aunque sea Brasil nos venda sus cazas F5 que vaya dando de baja....al menos estan mejores que la gran fuerza aerea de combate (5 aviones si no me equivoco ) que poseemos , y aparte actualizados.
Sin embargo es admirable el esfuerzo de nuestros hermanos brasileños , tanto por el crecimiento economico que les llevo a actualizarse , como ver como se pelean (no encontre otra palabra mejor ) los grandes vendedores de cazas por su concurso, felicitaciones
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Jorge Renteria escribió::conf: yo tambien me hago la misma pregunta....si no se venden o el rafale o el gripen, en cual quier caso que país realmente podria comprarlos?
Aqui en México se le ve con buenos ojos al gripen, solo que el vecino pegaria gritos en el cielo y aparte nos querra vender chatarra como siempre
Si cabe la posibilidad de renovar los vetustos F5 que tiene México, ojala que aunque sea Brasil nos venda sus cazas F5 que vaya dando de baja....al menos estan mejores que la gran fuerza aerea de combate (5 aviones si no me equivoco ) que poseemos , y aparte actualizados.
Calla, calla Jorge, que como te oiga tu compatriota Chepicoro se va a liar parda, que según él México no necesita cazas
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Ehh no quiero caer el en off topic, solo dire que no estoy de acuerdo en eso... y con lo que dijiste Iris...realmente no creo que por lo menos SAAB, o mas bien el gripen este luchando por su supervivencia...mas bien sus estrategias de ventas son inteligentes en el caso de la transferencia de tecnologia, y pues ha logrado ventas, pocas pero buenas a diferencia de dassault, que por muy excelente avion que sea le pega en donde mas duele a los que lo quieren comprar : en el bolsillo, y ademas los codos (asi se les dice aqui a los que no quieren por ejemplo pagar, o percibir menos dinero, algo asi como avaricia) de dassault que con el precio le dan muerte al mismo caza...le pasara lo que al raptor si no se ponen las pilas (perdon por la comparacion, pero saben mas o menos a que me refiero). Saludos
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Jorge Renteria escribió:Ehh no quiero caer el en off topic, solo dire que no estoy de acuerdo en eso... y con lo que dijiste Iris...realmente no creo que por lo menos SAAB, o mas bien el gripen este luchando por su supervivencia...mas bien sus estrategias de ventas son inteligentes en el caso de la transferencia de tecnologia, y pues ha logrado ventas, pocas pero buenas a diferencia de dassault, que por muy excelente avion que sea le pega en donde mas duele a los que lo quieren comprar : en el bolsillo, y ademas los codos (asi se les dice aqui a los que no quieren por ejemplo pagar, o percibir menos dinero, algo asi como avaricia) de dassault que con el precio le dan muerte al mismo caza...le pasara lo que al raptor si no se ponen las pilas (perdon por la comparacion, pero saben mas o menos a que me refiero). Saludos
El precio del Rafale no es una cuestión de avaricia, es una cuestión de rentabilidad, Dassault ha desarrollado el Rafale en solitario y debe recuperar el dinero invertido, a ellos les dá lo mismo no venderlo que venderlo por dos duros si a fin de cuentas no van a recuperar la inversión que han hecho en el desarrollo del avión, hagan lo que hagan estarán perdiendo dinero y, puestos a perderlo, al menos que no se aprovechen otros de lo que ellos han hecho.
- maximo
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Jobim pede à FAB que não indique qual o melhor caça
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Sex, 27 de Novembro de 2009 09:59
Ministro diz que, independentemente disso, decisão final será mesmo do presidente.
Em setembro, o presidente da comissão que avalia o negócio, brigadeiro Dirceu Noro, disse que iria apontar um vencedor do processo.
IGOR GIELOW
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que pediu à FAB (Força Aérea Brasileira) que não indicasse um vencedor em sua avaliação técnica dos concorrentes ao fornecimento de 36 novos caças ao Brasil.
Mais: afirmou por meio de sua assessoria que "a expectativa é que o relatório venha conforme solicitado", "mas, independentemente da forma [do texto]", "o que vale é a avaliação final feita pelo presidente da República".
Para Jobim, que diz ter pedido só os prós e contras de cada concorrente em itens como preço e transferência tecnológica, "tudo o mais são insumos para essa decisão" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em setembro, o presidente da comissão que avalia o negócio de estimados R$ 10 bilhões, brigadeiro Dirceu Noro, afirmara que iria haver um vencedor do processo seletivo. A declaração foi dada após a gafe de Lula, que havia anunciado a escolha do francês Dassault Rafale durante visita do seu colega Nicolas Sarkozy, esquecendo de esperar a conclusão da avaliação técnica da FAB.
Desconforto
Houve desconforto na Força, e o comandante Juniti Saito chegou a ameaçar entregar o cargo. Os finalistas do processo, suecos e americanos, além dos franceses, já haviam entregado suas propostas finais. O processo foi reaberto e eles foram instados a revê-las.
Desde então o Planalto e a Defesa tentam capitalizar a confusão como uma forma de pressionar pela queda nos custos. Em especial o preço do Rafale, naquela altura 40% superior ao do Boeing F/A-18 americano e o dobro do oferecido pelo Saab Gripen NG sueco.
Ao mesmo tempo, em reiteradas declarações, o governo manteve sua preferência pelo Rafale. O Brasil, afinal, acabara de assinar um acordo militar para fornecimento de submarinos e helicópteros de R$ 22,5 bilhões e uma parceria estratégica com Paris.
Antes do anúncio de setembro, Jobim já havia dito que esperava um relatório indicativo, mas não conclusivo, da FAB. A declaração de então à Folha por Dirceu Noro colocou lenha na fogueira: se os militares escolhessem um avião que não o francês, colocariam os políticos em uma saia justa.
O "timing" da nova "solicitação" de Jobim não é fortuito. Todos os concorrentes reapresentaram propostas prometendo corte de custo. Questionada, a Aeronáutica não divulgou oficialmente, mas certamente o tema foi debatido na reunião de Alto Comando que ocorreu entre anteontem e ontem.
Há incômodo na FAB com o que alguns oficiais consideram desprezo civil por seu trabalho. O processo transcorreu com prazos fixos e produziu mais de 25 mil páginas sobre cada um dos aviões e suas propostas. Um representante de um dos concorrentes, experiente de outras campanhas de venda, diz nunca ter visto análise tão detalhista.
Nos bastidores, os concorrentes consideram que a reunião seria decisiva para o relatório da disputa, conhecida pelo código F-X2 -o "2" para diferenciá-la do malogrado programa abandonado em 2005.
Apesar das movimentações oficiais finais, como a visita do ministro da Defesa sueco a Jobim anteontem, os olhos do governo estão voltados para o quartel-general da Dassault.
Conforme a Folha apurou, para o caso ser dado por encerrado com os franceses, é tudo uma questão de a promessa política de Sarkozy a Lula tornar-se realidade da proposta empresarial. O presidente francês prometeu ao brasileiro que o Rafale seria barateado e que cargueiros em desenvolvimento pela Embraer seriam comprados pela França -ou seja, misturou decisões privadas e estatais na conversa, o que não é inusitado em negócios de defesa, mas que levanta dúvidas.
Havia a expectativa entre as empresas de que o encontro ontem de Lula e Sarkozy em Manaus, aliado à reunião da FAB, fechasse algum diagnóstico. Jobim, contudo, viajou para o encontro de ministros da Defesa no Equador, o que deverá adiar qualquer anúncio por mais alguns dias. Ou não.
Fonte: Folha de São Paulo
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Sex, 27 de Novembro de 2009 09:59
Ministro diz que, independentemente disso, decisão final será mesmo do presidente.
Em setembro, o presidente da comissão que avalia o negócio, brigadeiro Dirceu Noro, disse que iria apontar um vencedor do processo.
IGOR GIELOW
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que pediu à FAB (Força Aérea Brasileira) que não indicasse um vencedor em sua avaliação técnica dos concorrentes ao fornecimento de 36 novos caças ao Brasil.
Mais: afirmou por meio de sua assessoria que "a expectativa é que o relatório venha conforme solicitado", "mas, independentemente da forma [do texto]", "o que vale é a avaliação final feita pelo presidente da República".
Para Jobim, que diz ter pedido só os prós e contras de cada concorrente em itens como preço e transferência tecnológica, "tudo o mais são insumos para essa decisão" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em setembro, o presidente da comissão que avalia o negócio de estimados R$ 10 bilhões, brigadeiro Dirceu Noro, afirmara que iria haver um vencedor do processo seletivo. A declaração foi dada após a gafe de Lula, que havia anunciado a escolha do francês Dassault Rafale durante visita do seu colega Nicolas Sarkozy, esquecendo de esperar a conclusão da avaliação técnica da FAB.
Desconforto
Houve desconforto na Força, e o comandante Juniti Saito chegou a ameaçar entregar o cargo. Os finalistas do processo, suecos e americanos, além dos franceses, já haviam entregado suas propostas finais. O processo foi reaberto e eles foram instados a revê-las.
Desde então o Planalto e a Defesa tentam capitalizar a confusão como uma forma de pressionar pela queda nos custos. Em especial o preço do Rafale, naquela altura 40% superior ao do Boeing F/A-18 americano e o dobro do oferecido pelo Saab Gripen NG sueco.
Ao mesmo tempo, em reiteradas declarações, o governo manteve sua preferência pelo Rafale. O Brasil, afinal, acabara de assinar um acordo militar para fornecimento de submarinos e helicópteros de R$ 22,5 bilhões e uma parceria estratégica com Paris.
Antes do anúncio de setembro, Jobim já havia dito que esperava um relatório indicativo, mas não conclusivo, da FAB. A declaração de então à Folha por Dirceu Noro colocou lenha na fogueira: se os militares escolhessem um avião que não o francês, colocariam os políticos em uma saia justa.
O "timing" da nova "solicitação" de Jobim não é fortuito. Todos os concorrentes reapresentaram propostas prometendo corte de custo. Questionada, a Aeronáutica não divulgou oficialmente, mas certamente o tema foi debatido na reunião de Alto Comando que ocorreu entre anteontem e ontem.
Há incômodo na FAB com o que alguns oficiais consideram desprezo civil por seu trabalho. O processo transcorreu com prazos fixos e produziu mais de 25 mil páginas sobre cada um dos aviões e suas propostas. Um representante de um dos concorrentes, experiente de outras campanhas de venda, diz nunca ter visto análise tão detalhista.
Nos bastidores, os concorrentes consideram que a reunião seria decisiva para o relatório da disputa, conhecida pelo código F-X2 -o "2" para diferenciá-la do malogrado programa abandonado em 2005.
Apesar das movimentações oficiais finais, como a visita do ministro da Defesa sueco a Jobim anteontem, os olhos do governo estão voltados para o quartel-general da Dassault.
Conforme a Folha apurou, para o caso ser dado por encerrado com os franceses, é tudo uma questão de a promessa política de Sarkozy a Lula tornar-se realidade da proposta empresarial. O presidente francês prometeu ao brasileiro que o Rafale seria barateado e que cargueiros em desenvolvimento pela Embraer seriam comprados pela França -ou seja, misturou decisões privadas e estatais na conversa, o que não é inusitado em negócios de defesa, mas que levanta dúvidas.
Havia a expectativa entre as empresas de que o encontro ontem de Lula e Sarkozy em Manaus, aliado à reunião da FAB, fechasse algum diagnóstico. Jobim, contudo, viajou para o encontro de ministros da Defesa no Equador, o que deverá adiar qualquer anúncio por mais alguns dias. Ou não.
Fonte: Folha de São Paulo
João Mendes.
Ordem e Progresso.
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JoãoBR escribió:Jobim pede à FAB que não indique qual o melhor caça
Projeto F-X2
A menos que Google Translator y mis limitados conocimientos de portugués me engañen, voy a resaltar algunas citas del texto (además del título, que por si solo es revelador):
El ministro de Defensa Nelson Jobim dijo que le pidió a la FAB (Fuerza Aérea de Brasil) que no indicara un ganador en su evaluación técnica de la competencia para la entrega de 36 nuevos combatientes a Brasil.
Hubo malestar en la Fuerza, y el comandante Juniti Saito, amenazó con entregar el puesto.
La declaración y la hoja de Dirceu Noro (Presidente del Comité de Administración del proyecto FX-2) ponen mas leña al fuego: si los militares eligen un aeroplano distinto del francés, pondría a los políticos en una falda (traducción de Google pero se entiende el significado).
Hay oficiales FAB incómodos con lo que algunos funcionarios consideran desprecio de los civiles por su trabajo.
Según Folha, en el caso se cierre con los franceses, es todo una cuestión de política...
El presidente francés prometió que el Rafale de Brasil se abarataría y el carguero que está siendo desarrollado por Embraer sería comprado por Francia, es decir, mezcla las decisiones privadas y estatales en la conversación, lo que no es inusual en el negocio de defensa, pero que plantea interrogantes.
¿Qué significa todo esto?
Que el Rafale no es el mejor caza para Brasil ni el mas adecuado, pero Lula y Jobim quieren insistir en adquirirlo por la presión política.
Espero que si el caza francés resulta elegido, los militares como Saito y los miembros de la comisión FX-2 renuncien, y que el Parlamento brasileño abra una investigación, porque realmente están tratando de imponer los favores de Sarkozy sobre todas las cuestiones militares, industriales y tecnológicas.
Saludos
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rush4you escribió:JoãoBR escribió:Jobim pede à FAB que não indique qual o melhor caça
Projeto F-X2
A menos que Google Translator y mis limitados conocimientos de portugués me engañen, voy a resaltar algunas citas del texto (además del título, que por si solo es revelador):El ministro de Defensa Nelson Jobim dijo que le pidió a la FAB (Fuerza Aérea de Brasil) que no indicara un ganador en su evaluación técnica de la competencia para la entrega de 36 nuevos combatientes a Brasil.
Sugere que o ganhador da concorrência possa não ser o preferido da FAB.Hubo malestar en la Fuerza, y el comandante Juniti Saito, amenazó con entregar el puesto.
Ele ameaçou entregar o posto? Não sei, pode ter sido apenas polêmica criada pela imprensa. Mas se realmente houve essa ameaça pode-se entender que foi devido à insatisfação do Comandante com o "suposto anúncio do presidente Lula", ocorrido no passado sem ter a FAB analisado completamente as propostas. Não tem nada haver com o atual processo.
O presidente não é obrigado a tomar sua decisão com o aval da FAB. O comandante está apenas na condição de conselheiro.La declaración y la hoja de Dirceu Noro (Presidente del Comité de Administración del proyecto FX-2) ponen mas leña al fuego: si los militares eligen un aeroplano distinto del francés, pondría a los políticos en una falda (traducción de Google pero se entiende el significado).
hahahahaha
Tradução para "saia justa": significa uma situação de desconforto, principalmente com a opinião pública que, na sua ignorância, vai perguntar: Porquê comprar o caça mais caro se o outro é "melhor" e mais barato?Hay oficiales FAB incómodos con lo que algunos funcionarios consideran desprecio de los civiles por su trabajo.
Isso sempre existiu e sempre existirá. Acho que acontece em muitos lugares. Se o Brasil fosse fazer tudo o que os militares querem com certeza já teríamos bomba atômica, milhões de tanques e de caças...Según Folha, en el caso se cierre con los franceses, es todo una cuestión de política...
Pode ser uma questão política ou GEOPOLÍTICA. Que é diferente.El presidente francés prometió que el Rafale de Brasil se abarataría y el carguero que está siendo desarrollado por Embraer sería comprado por Francia, es decir, mezcla las decisiones privadas y estatales en la conversación, lo que no es inusual en el negocio de defensa, pero que plantea interrogantes.
Saab, fez uma proposta parecida, só que "não sabe quando". E a Boeing também, porém com relação aos SuperTucanos, ou seja, estão todos nas mesmas. hehehehe
¿Qué significa todo esto?
Que el Rafale no es el mejor caza para Brasil ni el mas adecuado, pero Lula y Jobim quieren insistir en adquirirlo por la presión política.
Espero que si el caza francés resulta elegido, los militares como Saito y los miembros de la comisión FX-2 renuncien, y que el Parlamento brasileño abra una investigación, porque realmente están tratando de imponer los favores de Sarkozy sobre todas las cuestiones militares, industriales y tecnológicas.
Saludos
Respeito sua opinião mas discrepo totalmente dela e vou dizer o porquê:
Primeiro, porque você não é brasileiro portanto, não entendo o desejo de uma investigação no parlamento brasileiro, do qual você não é representado. Nem entendo o seu pedido de renúncia dos membros da FAB. Sinceramente, além de serem descabidos, seus desejos são difíceis de se concretizar.
Segundo, que eu acho que você está tomando conclusões adiantadas, ainda que eu as ache coerentes, mas não se pode concluir nada agora com certeza.
Saudações.
João Mendes.
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Saludos Joao, permiteme decir que tiene razón al decir que yo, no siendo brasileño, no tengo por qué esperar nada de los funcionarios de tu país. Pero...
Si Lula va a pasar por encima de la evaluación técnica de la institución que va a utilizar los aviones, mas le vale que tenga una muy buena razón, de lo contrario, el Parlamento o cualquier político de oposición tendrá elementos para investigar el resultado del programa.
Pero en este concurso en particular, los militares NO prefieren el SdA mas caro y mas avanzado, a diferencia de por ejemplo, Singapur, Marruecos o Polonia, entre muchos otros. Es muy curioso que el avión que en papel es el mas poderoso, el de mas largo alcance, el bimotor de mayor maniobrabilidad y capacidad de carga, etc; no sea el que la Fuerza Aerea de Brasil prefiere. Y ni Embraer ni el Comando de Aeronáutica tampoco.
Así que a menos que Lula piense que los 36 aviones van a ser usados como transporte privado de el y su gabinete para ir del palacio a su casa , tendrá que saber explicar ante ellos y ante la opinión pública de su país, por qué piensa ignorar olímpicamente la opinión de las instituciones y empresas que se van a ver afectadas directamente por el resultado del concurso.
Saludos.
Sugere que o ganhador da concorrência possa não ser o preferido da FAB.
O presidente não é obrigado a tomar sua decisão com o aval da FAB. O comandante está apenas na condição de conselheiro.
Si Lula va a pasar por encima de la evaluación técnica de la institución que va a utilizar los aviones, mas le vale que tenga una muy buena razón, de lo contrario, el Parlamento o cualquier político de oposición tendrá elementos para investigar el resultado del programa.
Isso sempre existiu e sempre existirá. Acho que acontece em muitos lugares. Se o Brasil fosse fazer tudo o que os militares querem com certeza já teríamos bomba atômica, milhões de tanques e de caças...
Pero en este concurso en particular, los militares NO prefieren el SdA mas caro y mas avanzado, a diferencia de por ejemplo, Singapur, Marruecos o Polonia, entre muchos otros. Es muy curioso que el avión que en papel es el mas poderoso, el de mas largo alcance, el bimotor de mayor maniobrabilidad y capacidad de carga, etc; no sea el que la Fuerza Aerea de Brasil prefiere. Y ni Embraer ni el Comando de Aeronáutica tampoco.
Así que a menos que Lula piense que los 36 aviones van a ser usados como transporte privado de el y su gabinete para ir del palacio a su casa , tendrá que saber explicar ante ellos y ante la opinión pública de su país, por qué piensa ignorar olímpicamente la opinión de las instituciones y empresas que se van a ver afectadas directamente por el resultado del concurso.
Saludos.
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