Fuerzas Armadas de Brasil (archivo)

Aspectos generales de las Fuerzas Armadas de toda Latinoamérica que no entran en los demás foros (los Ejércitos, Armadas y Fuerzas Aéreas se tratan en sus foros).
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Andrés Eduardo González
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Mensaje por Andrés Eduardo González »

:cool: :cool: Muy interesante. Se ve que el KC-390 saldrá a la vida muy pronto; ojalá no haya contratiempos...


"En momentos de crisis, el pueblo clama a Dios y pide ayuda al soldado. En tiempos de paz, Dios es olvidado y el soldado despreciado».
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__DiaMoND__
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Mensaje por __DiaMoND__ »

18 naves de escolta :shock:

Francia esta optando a 17 Fremm Brasil estaría optando a 18?¿

La fremm vale unos 450 millones de euros

si se concreta algo asimilar la marinha da tremendo salto

en 10 años le hará buena sombra a marinas como italia o españa


Arnaud
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Mensaje por Arnaud »

Se tienen que hacer algunas consideraciones sobre las 18 escoltas.

-Las 18 escoltas son planes de la M.B., necesita aprovación, en la aprovación podrian tener cortes o incluso no tener, aplazos de compra, etc.

-Entiendo que si en efecto se aprueban los presupuestos para las 18 escoltas, este presupuesto puede tener una distribuición de algunos años.

-También és posible que las 18 escoltas no se compren en un mismo contrato (como ocurre en el FX-2) en este caso podrian ser escoltas de diferentes tecnologias.

Todavia creo que las 18 escoltas estan cerca de lo que necesita en realidad este pais. :wink:


Saludos.


JoãoBR
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Mensaje por JoãoBR »

Marinha planeja investimentos de mais de 70 bilhões de euros
Marinha
Escrito por Defesa Brasil
Qua, 12 de Maio de 2010 12:59
Valor será investido durante um período de 20 anos.

Imagen

(Jornal Cruzeiro do Sul) - Os investimentos no novo plano de reaparelhamento proposto pela Marinha podem superar os 70 bilhões de euros. A projeção foi feita pelo diretor de engenharia naval da Marinha, Francisco Deiana, que detalhou a carteira de encomendas do programa para executivos do setor naval em evento no Rio. "São entre 70 e 80 bilhões, mas para um prazo de 20 anos", afirmou o militar. O programa prevê a construção de diversos tipos de embarcações, sempre a partir da parceria entre uma empresa detentora de tecnologia e um estaleiro brasileiro.

Dois primeiros lotes, de pequenas embarcações de patrulha já foram licitadas. Ainda este ano, a Marinha pretende contratar um terceiro lote, de navios-patrulha de grande porte, com custo estimado em R$ 230 milhões cada. O processo é semelhante ao promovido pela Aeronáutica na compra dos caças. A Marinha analisará as propostas de cada interessado e enviará um parecer para a Presidência da República, que tem a palavra final. No caso dos caças, o governo se posicionou em favor da proposta da francesa Dassault, após negociações entre os presidentes dos dois países. O contrato, porém, ainda não foi assinado.

"A Marinha emite um posicionamento técnico, mas sabemos que há também componentes estratégicos e políticos na decisão. Acredito que todos os pontos possam ser conciliados", afirmou Deiana, em entrevista após sua apresentação. Se posto em prática, o plano de encomendas da Marinha também deve ter grande disputa, pela dimensão das contratações. Apenas no pacote de navios-patrulha de grande porte, são 12 embarcações. Há ainda um grande pacote de 18 navios-escolta, com canhões e capacidade para transportar helicópteros, com custo estimado em 500 milhões de euros cada. A Marinha vai contratar ainda lotes menores, de 4 navios patrulha fluviais e cinco navios de apoio logístico.

De todas as compras previstas no PRM, a Marinha já encomendou dois lotes de navios-patrulha de pequeno porte, um deles junto ao Estaleiro Inace, no Ceará, e outro junto ao Estaleiro Ilha, no Rio. Ao custo estimado de R$ 80 milhões por unidade, as embarcações já começaram a ser entregues. Além disso, fechou um contrato com a francesa DCNS e a Odebrecht para a construção de submarinos nucleares em estaleiro que será construído em Itaguaí, região metropolitana do Rio. A pedra fundamental do estaleiro será lançada no mês que vem, em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os reatores são desenvolvidos pela própria Marinha.

"Em 2009, a produção de petróleo marítimo gerou uma receita de US$ 43 bilhões", afirmou Deiana, no início de sua palestra, ao apontar uma das razões para o investimento em novas embarcações militares. Além disso, afirmou, as águas territoriais brasileiras têm hoje o mesmo tamanho da área verde da Amazônia, com grande diversidade de recursos naturais - a "Amazônia azul", comparou.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


João Mendes.

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Mensaje por JoãoBR »

Brasil atrai gigantes do mercado europeu
Aviação
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 17 de Maio de 2010 13:20
Indústria de defesa.



Iara Gomes

(Diário Comércio Indústria) - As boas perspectivas de negócios para a indústria de defesa atraíram o interesse de empresas estrangeiras. Há pouco mais de um ano, a Aernnova (Espanha), uma das principais parceiras da Embraer, instalou em São José dos Campos (SP) um centro internacional de desenvolvimento de projetos de engenharia, a Aernnova Engineering; a unidade é a quarta no mundo -há duas na Espanha e uma nos Estados Unidos.

O diretor presidente da empresa, Adel Ben-Smida, diz que a criação da subsidiária brasileira da Aernnova Engineering tem como objetivo principal atender à Embraer, mas a empresa também busca novos negócios. "O Brasil está num bom momento, não é mais um emergente: já emergiu", comenta.

Segundo Smida, a empresa tem interesse em participar dos projetos do avião KC-390, dos novos caças para a FAB (FX-2) e dos helicópteros EC-725 que serão fornecidos às Forças Armadas pela Helibras. A Aernnova já estreou no mercado brasileiro: foi contratada pela Avibras para fornecer o projeto de engenharia de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VAnT), batizado de Falcão. O protótipo deverá fica pronto daqui a dois meses. Com a unidade brasileira, a empresa quer se tornar referência na América do Sul. "Fazemos estruturas, tanto para uso civil como militar", diz Smida.

A Akaer, empresa brasileira de engenharia, e a Altran (França) anunciaram há cerca de dois meses um acordo de cooperação estratégica para viabilizar a instalação de uma fábrica de estruturas aeronáuticas integradas (subconjuntos) para atender a Embraer e clientes no exterior, com previsão de exportar até US$ 400 milhões por ano.

Fonte: Diário Comércio Indústria


João Mendes.

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martelo79
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Mensaje por martelo79 »

Lusitano89 escribió:Embraer tem "luz verde" da UE para investir em Évora

A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia deu luz verde ao avanço dos projectos de investimento da Embraer na construção de duas fábricas na área da aeronáutica em Évora, disseram hoje à Lusa fontes do Governo português.

A comunicação por parte da Direção-Geral da Concorrência europeia, que levantou dúvidas sobre a legalidade das ajudas a conceder pelo Estado português ao projecto de investimento da multinacional brasileira em Portugal, acontece no dia em que se inicia em Lisboa a 11º cimeira Luso-brasileira com a presença do chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva.

Com esta resposta da Direção-Geral da Concorrência europeia, o Governo português considera que o projecto da Embraer em Évora "está muito bem encaminhado".

O projecto da Embraer em Évora, anunciado em 2008, prevê a instalação de duas fábricas no parque industrial aeronáutico de Évora, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jactos executivos.

O investimento está orçado em 400 milhões de euros.

Lusa


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Mensaje por Brasil »

martelo79 escribió:
Lusitano89 escribió:Embraer tem "luz verde" da UE para investir em Évora

A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia deu luz verde ao avanço dos projectos de investimento da Embraer na construção de duas fábricas na área da aeronáutica em Évora, disseram hoje à Lusa fontes do Governo português.

A comunicação por parte da Direção-Geral da Concorrência europeia, que levantou dúvidas sobre a legalidade das ajudas a conceder pelo Estado português ao projecto de investimento da multinacional brasileira em Portugal, acontece no dia em que se inicia em Lisboa a 11º cimeira Luso-brasileira com a presença do chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva.

Com esta resposta da Direção-Geral da Concorrência europeia, o Governo português considera que o projecto da Embraer em Évora "está muito bem encaminhado".

O projecto da Embraer em Évora, anunciado em 2008, prevê a instalação de duas fábricas no parque industrial aeronáutico de Évora, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jactos executivos.

O investimento está orçado em 400 milhões de euros.

Lusa



2 fabricas en U.E.? EMBRAER nos sorpreende cada vez mas.


Ojala hagan piezas del KC-390 en U.E., en especial para las fuerzas armadas de Portugal.



Saludos


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martelo79
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Mensaje por martelo79 »

Iris escribió:
martelo79 escribió:
Lusitano89 escribió:Embraer tem "luz verde" da UE para investir em Évora

A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia deu luz verde ao avanço dos projectos de investimento da Embraer na construção de duas fábricas na área da aeronáutica em Évora, disseram hoje à Lusa fontes do Governo português.

A comunicação por parte da Direção-Geral da Concorrência europeia, que levantou dúvidas sobre a legalidade das ajudas a conceder pelo Estado português ao projecto de investimento da multinacional brasileira em Portugal, acontece no dia em que se inicia em Lisboa a 11º cimeira Luso-brasileira com a presença do chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva.

Com esta resposta da Direção-Geral da Concorrência europeia, o Governo português considera que o projecto da Embraer em Évora "está muito bem encaminhado".

O projecto da Embraer em Évora, anunciado em 2008, prevê a instalação de duas fábricas no parque industrial aeronáutico de Évora, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jactos executivos.

O investimento está orçado em 400 milhões de euros.

Lusa


¡Ya!, .,.... ¿y qué demonios tiene, ésto que ver con las FUERZAS ARMADAS DE BRASIL, ni con aviones de combate , ni con nada que se le parezca.,...?. Creo que te confundiste de área y ésto debe de ir en el hilo de EMBRAER, en el "AREA LIBRE LATINOAMERICANA".

.- Saludos.


KC-390.


martelo79
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Mensaje por martelo79 »

Iris nesta noticia em particular não, mas há outras com declarações tanto de responsáveis portugueses como brasileiros a dizer isso mesmo.

De qualquer maneira se há um tópico especifico sobre a Embraer, peço desculpa porque não sabia.

Brasil, este investimento já foi acordado à anos e já se começou a fazer as obras, o que se passou aqui foi que Bruxelas deu o avale para o governo Português apoiar financeiramente este investimento da Embraer.


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Mensaje por Brasil »

Brazil to have nuclear sub's reactor in 2014: navy
by Staff Writers
Brasilia (AFP) May 23, 2010

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Brazil will finish the first reactor for its nuclear submarine in 2014, the navy's nuclear propulsion program chief Andre Ferreira Marques said in an interview Sunday.

The reactor will be powered initially with five-percent enriched uranium and eventually with 20-percent, he said in the interview with the state's Agencia Brasil news agency.

Brasilia will begin building its nuclear sub in 2016 and complete it in 2021, an adaptation of the Scorpene bought from France.

The sub reactor will be used as a model for future Brazilian nuclear power plant reactors, he added.

Brazil is working toward self-sufficiency in nuclear fuel from 2014, officials said.

http://www.spacewar.com/reports/Brazil_ ... y_999.html


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Mensaje por Brasil »

Reator da Marinha será muito mais eficiente qua a atual geração

24 de maio de 2010

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Os dez prédios em construção no complexo militar de Aramar, em Iperó (SP), vão abrigar o Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgen), de onde sairá o primeiro reator nuclear 100% brasileiro – os de Angra 1 e 2 são, respectivamente, norte-americano e alemão.

A principal aplicação do reator será equipar o primeiro submarino nuclear brasileiro, que deverá entrar em operação por volta de 2020. No prédio principal será montada uma réplica em escala real do submarino, para testar cada detalhe do reator, do motor e de todos os sistemas da embarcação, além de treinar a tripulação.

O reator será de uma nova família, bem mais eficiente energeticamente do que os anteriores, podendo usar combustível menos enriquecido e prolongando em muito a troca por uma nova carga.

“Inicialmente vamos trabalhar em torno de 5% [de enriquecimento].À medida que houver as evoluções, tende-se a ir a 20%. O gerenciamento do combustível hoje é mais inteligente. Consegue-se que o urânio fique mais tempo gerando energia”, explicou o coordenador do Programa de Propulsão Nuclear da Marinha, capitão de mar e guerra André Luís Ferreira Marques, em entrevista à Agência Brasil.

“Nos primeiros navios, tirava-se o urânio ainda com muita energia para queimar, porque eles não conseguiam gerenciar isso direito”, lembrou Marques.

Ele destacou que, além de proporcionar um ganho na área da Defesa, a construção do reator vai beneficiar a sociedade como um todo, já que, extrapolando a escala, o mesmo tipo de projeto poderá mover uma usina nuclear.

“As próximas usinas nucleares usarão tecnologia brasileira, se não em tudo, em uma graduação, chegando futuramente a 100%. O Labgene é o preâmbulo das futuras usinas nacionais. Nós desenvolvemos os fornecedores, que já estão acostumados com as normas técnicas, os cuidados e as inspeções de controle de qualidade, para fazer equipamentos maiores”.

Para Ferreira Marques, “é o início do big bang [uma alusão à teoria da chamada grande explosão que resultou na criação do universo, aceita por parte dos cientistas]. A gênese dos reatores de potência”.

FONTE: Correio Brasiliense


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Mensaje por Ali Al Saachez »

Pregunta que paso ? con la modernizacion de los Mirage 2000 ?

Saludos.


Empléame con razón. Enfúndame con honor. Saber y obrar son la misma cosa.
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Ali Al Saachez
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Mensaje por Ali Al Saachez »

Iris escribió:
Ali Al Saachez escribió:Pregunta que paso ? con la modernizacion de los Mirage 2000 ?

Saludos.


No se modernizan, serán unos de los sustituidos por el programa F-X2.

.- Saludos.


Iris gracias por la info , me sacaste de la duda .

Apreciados saludos.


Empléame con razón. Enfúndame con honor. Saber y obrar son la misma cosa.
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Mensaje por vet327 »

Debuta la construccion del submarino derivado del Scorpène para Brasil

Cherbourg : DCNS lance la construction du premier sous-marin brésilien

27/05/2010

C'est aujourd'hui, sur le site DCNS de Cherbourg, que débute la construction du premier des quatre sous-marins commandés en septembre 2009 par le Brésil. A l'instar de ce qui a déjà été fait pour les Scorpène chiliens et malaisiens, la moitié avant du bâtiment sera réalisée en France puis transférée dans un autre chantier pour achèvement. Il s'agira, en l'occurrence, du nouveau site de Sepetba, à l'ouest de Rio, où la construction d'un chantier et d'une base navale a récemment débuté avec le soutien de DCNS, qui compte une équipe sur place. Pour Cherbourg, le projet représente 1 million d'heures de travail. Une fois la partie avant du sous-marin achevée, c'est-à-dire fin 2012, elle traversera l'Atlantique à bord d'un cargo pour être assemblée à la moitié arrière, réalisée par les Brésiliens. On notera d'ailleurs que ce contrat comporte un transfert de technologie très poussé, des équipements sensibles traditionnellement fournis par DCNS étant réalisés localement. En tout, quelques 130 ingénieurs et techniciens brésiliens devraient suivre la construction à Cherbourg avant de poursuivre le programme de l'autre côté de l'Atlantique. Alors que le premier bâtiment doit être livré en 2017, ses trois sisterships, entièrement construits à Sepetba, sont prévus pour être achevés en 2018, 2020 et 2021.

Un type dérivé du Scorpène

Longs de 75 mètres pour un déplacement de 2000 tonnes en plongée, Les sous-marins brésiliens sont dérivés du type Scorpène, précédemment commercialisé en coopération par DCNS et Navantia. Pour satisfaire aux besoins de la marine brésilienne, la taille des nouveaux bâtiments est plus importante, soit environ 9 mètres supplémentaires par rapport aux Scorpène malaisiens. Cet allongement permettra de loger un équipage plus important et d'augmenter l'autonomie, avec des réserves supplémentaires pour les vivres et plus de soutes à carburant pour alimenter les moteurs diesels. Ainsi, les sous-marins brésiliens présenteraient une autonomie presque doublée par rapport aux unités précédemment réalisées par DCNS. Côté design, on pourra constater quelques différences, avec notamment un diamètre plus important de la coque. Les Brésiliens n'ont, en revanche, pas opté pour des barres en forme de croix de Saint-André. Côté propulsion, le choix d'un système de propulsion anaérobie n'a pas, non plus, été acté. C'est MTU qui a été retenu pour fournir 4 moteurs diesels d'une puissance unitaire de 600 kW pour chaque bâtiment. Le motoriste allemand avait déjà équipé les Scorpène malaisiens, son concurrent MAN ayant été choisi pour les Scorpène chiliens.
Très automatisés, les futurs sous-marins brésiliens pourront, au minimum, être conduits par un équipage d'une trentaine d'hommes. Dotés de tubes de 533mm, ils pourront mettre en oeuvre une vingtaine de torpilles lourdes et des missiles antinavire Exocet SM39.

Un programme à 6.7 milliards d'euros

En plus de ces bâtiments à propulsion conventionnelle, le programme brésilien comprend l'assistance technique française pour permettre aux Brésiliens de réaliser leur premier sous-marin nucléaire d'attaque. L'aide tricolore portera uniquement sur les parties non nucléaires du navire. Alors que les Brésiliens espèrent achever leur premier réacteur au milieu de cette décennie, la mise sur cale du SNA pourrait intervenir en 2016. Quant à l'admission au service actif, elle est aujourd'hui programmée en 2025.
Enfin, toujours dans le cadre des contrats signés en septembre dernier, DCNS apporte son assistance à la maîtrise d'ouvrage de la nouvelle base et du nouveau chantier naval édifiés à Sepetba. Pour mener à bien l'ensemble de ces projets, DCNS a constitué une société commune avec le groupe brésilien Odebrecht, qui détient 59% de cette joint venture, créée en août dernier et baptisée Itaguaï Construções Navais. Le coût global du programme, connu sous le nom de « PROSUB » au Brésil, est de 6.7 milliards d'euros, répartis entre DCNS et ses partenaires.

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Caio
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Mensaje por Caio »

Voo teste de helicópteros que equiparão FAB é realizado na França

O primeiro voo teste do helicóptero EC725 que equipará o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) foi realizado no dia 26, na cidade de Marignane, na França. A aeronave faz parte do Projeto H-XBR, que prevê a dotação das Forças Armadas brasileiras com helicópteros de médio porte de emprego geral, aquisição de treinadores táticos e apoio logístico inicial.

O contrato, celebrado entre o Governo Federal e o Consórcio composto pela empresa brasileira de helicópteros Helibras e pela francesa Eurocopter, estabelece a aquisição de 50 aeronaves, sendo 16 para a Força Aérea Brasileira, 16 para a Marinha do Brasil, 16 para o Exército Brasileiro e 2 para a Presidência da República.

O Projeto H-XBR, gerenciado pelos Comandos da Aeronáutica, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, prevê, por meio de acordo de compensação e cooperação industrial, a viabilização da capacitação da indústria brasileira de helicópteros para atender os mercados da América do Sul e África.

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FONTE: FAB /COPAC


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