Fuerzas Armadas de Brasil

Aspectos generales de las Fuerzas Armadas de toda Latinoamérica que no entran en los demás foros (los Ejércitos, Armadas y Fuerzas Aéreas se tratan en sus foros).
Facchetti
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Mensaje por Facchetti »

Apónez escribió:
Facchetti escribió:Como dizem aqui "negar o mar ao inimigo".

Facchetti ¿que mar le niegas al "enemigo" con UN SÓLO SSN? Ese es el Elefante Blanco del que habla Lucho, los recursos necesarios para ese SSN ¿de donde crees que van a salir? :roll:


E quantos SSN tu achas necessario?

Porque não lê direito a materia pra ver da onde saira os recursos?


Submarinos (convencionais ou nucleares) se prestam a negar o uso do mar pelo inimigo, pois são armas "stealth".


Apónez
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Mensaje por Apónez »

Facchetti escribió:E quantos SSN tu achas necessario?

Porque não lê direito a materia pra ver da onde saira os recursos?


Submarinos (convencionais ou nucleares) se prestam a negar o uso do mar pelo inimigo, pois são armas "stealth".

No menos de 3, teniendo en cuenta que los submarinos, como todo, necesitan un período de mantenimiento, así podrán tener en todo momento al menos un submarino nuclear en servicio.
Lo del elefante blanco se dijo por la parte en la que se habla del submarino nuclear


PauloRick
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Mensaje por PauloRick »

Apónez escribió:
Facchetti escribió:Como dizem aqui "negar o mar ao inimigo".

Facchetti ¿que mar le niegas al "enemigo" con UN SÓLO SSN? Ese es el Elefante Blanco del que habla Lucho, los recursos necesarios para ese SSN ¿de donde crees que van a salir? :roll:


Banco central de Brasil

Reservaciones internacionales

Concepto de la liquidez internacional

El puesto sobre 13 de julio de 2011: US$ 339.563 millón.


Debe ser suficiente para 03 elefantes blancos. :mrgreen: :mrgreen:

Saludos.


f.plaza
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Mensaje por f.plaza »

¿cuantos submarinos son necesarios? Pues naturalmente depende de si quieres controlar toda la costa brasileña o un punto concreto.

Con cuatro submarinso cubres una zona que en el caso de los scorpenes es pequeña. No por ser malo (es un buen submarino) sino por su naturaleza. Los S-80 tendrán un radio de acción mucho mayor y los SSN no te digo mucho mayor aún.

Si a eso añades que con cuatro submarinos garantizas uno activo al año porque mas o menos les viene a corresponder un trimestre de servicio al año echa cuentas.

Los SSN aún tienen periodos de servicio mas cortos, requieren un mantenimiento mas caro, complejo y largo por lo que además de ser mucho mas caros de adquirir también son mucho mas caros de operar y no son precisamente "sigilosos" aunque su rol es mas de aguas azules por lo que el factor ruido sin dejar de ser importante no es tan crítico como en los scorpenes.


PauloRick
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Mensaje por PauloRick »

f.plaza escribió:¿cuantos submarinos son necesarios? Pues naturalmente depende de si quieres controlar toda la costa brasileña o un punto concreto.

Con cuatro submarinso cubres una zona que en el caso de los scorpenes es pequeña. No por ser malo (es un buen submarino) sino por su naturaleza. Los S-80 tendrán un radio de acción mucho mayor y los SSN no te digo mucho mayor aún.

Si a eso añades que con cuatro submarinos garantizas uno activo al año porque mas o menos les viene a corresponder un trimestre de servicio al año echa cuentas.

Los SSN aún tienen periodos de servicio mas cortos, requieren un mantenimiento mas caro, complejo y largo por lo que además de ser mucho mas caros de adquirir también son mucho mas caros de operar y no son precisamente "sigilosos" aunque su rol es mas de aguas azules por lo que el factor ruido sin dejar de ser importante no es tan crítico como en los scorpenes.


Los Submarinos S-BR no lo son Scorpenes mismo al de Chile y Malasia.

Imagen

http://www.naval.com.br/blog/2010/05/06 ... rasileiro/

Saludos


PauloRick
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Mensaje por PauloRick »

Cherbourg : DCNS lance la construction du premier sous-marin brésilien

27/05/2010

C'est aujourd'hui, sur le site DCNS de Cherbourg, que débute la construction du premier des quatre sous-marins commandés en septembre 2009 par le Brésil. A l'instar de ce qui a déjà été fait pour les Scorpène chiliens et malaisiens, la moitié avant du bâtiment sera réalisée en France puis transférée dans un autre chantier pour achèvement. Il s'agira, en l'occurrence, du nouveau site de Sepetba, à l'ouest de Rio, où la construction d'un chantier et d'une base navale a récemment débuté avec le soutien de DCNS, qui compte une équipe sur place. Pour Cherbourg, le projet représente 1 million d'heures de travail. Une fois la partie avant du sous-marin achevée, c'est-à-dire fin 2012, elle traversera l'Atlantique à bord d'un cargo pour être assemblée à la moitié arrière, réalisée par les Brésiliens. On notera d'ailleurs que ce contrat comporte un transfert de technologie très poussé, des équipements sensibles traditionnellement fournis par DCNS étant réalisés localement. En tout, quelques 130 ingénieurs et techniciens brésiliens devraient suivre la construction à Cherbourg avant de poursuivre le programme de l'autre côté de l'Atlantique. Alors que le premier bâtiment doit être livré en 2017, ses trois sisterships, entièrement construits à Sepetba, sont prévus pour être achevés en 2018, 2020 et 2021.

Un type dérivé du Scorpène

Longs de 75 mètres pour un déplacement de 2000 tonnes en plongée, Les sous-marins brésiliens sont dérivés du type Scorpène, précédemment commercialisé en coopération par DCNS et Navantia. Pour satisfaire aux besoins de la marine brésilienne, la taille des nouveaux bâtiments est plus importante, soit environ 9 mètres supplémentaires par rapport aux Scorpène malaisiens. Cet allongement permettra de loger un équipage plus important et d'augmenter l'autonomie, avec des réserves supplémentaires pour les vivres et plus de soutes à carburant pour alimenter les moteurs diesels. Ainsi, les sous-marins brésiliens présenteraient une autonomie presque doublée par rapport aux unités précédemment réalisées par DCNS. Côté design, on pourra constater quelques différences, avec notamment un diamètre plus important de la coque. Les Brésiliens n'ont, en revanche, pas opté pour des barres en forme de croix de Saint-André. Côté propulsion, le choix d'un système de propulsion anaérobie n'a pas, non plus, été acté. C'est MTU qui a été retenu pour fournir 4 moteurs diesels d'une puissance unitaire de 600 kW pour chaque bâtiment. Le motoriste allemand avait déjà équipé les Scorpène malaisiens, son concurrent MAN ayant été choisi pour les Scorpène chiliens.
Très automatisés, les futurs sous-marins brésiliens pourront, au minimum, être conduits par un équipage d'une trentaine d'hommes. Dotés de tubes de 533mm, ils pourront mettre en oeuvre une vingtaine de torpilles lourdes et des missiles antinavire Exocet SM39.

Un programme à 6.7 milliards d'euros

En plus de ces bâtiments à propulsion conventionnelle, le programme brésilien comprend l'assistance technique française pour permettre aux Brésiliens de réaliser leur premier sous-marin nucléaire d'attaque. L'aide tricolore portera uniquement sur les parties non nucléaires du navire. Alors que les Brésiliens espèrent achever leur premier réacteur au milieu de cette décennie, la mise sur cale du SNA pourrait intervenir en 2016. Quant à l'admission au service actif, elle est aujourd'hui programmée en 2025.
Enfin, toujours dans le cadre des contrats signés en septembre dernier, DCNS apporte son assistance à la maîtrise d'ouvrage de la nouvelle base et du nouveau chantier naval édifiés à Sepetba. Pour mener à bien l'ensemble de ces projets, DCNS a constitué une société commune avec le groupe brésilien Odebrecht, qui détient 59% de cette joint venture, créée en août dernier et baptisée Itaguaï Construções Navais. Le coût global du programme, connu sous le nom de « PROSUB » au Brésil, est de 6.7 milliards d'euros, répartis entre DCNS et ses partenaires.

http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=113263


Facchetti
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Mensaje por Facchetti »

f.plaza escribió:¿cuantos submarinos son necesarios? Pues naturalmente depende de si quieres controlar toda la costa brasileña o un punto concreto.

Con cuatro submarinso cubres una zona que en el caso de los scorpenes es pequeña. No por ser malo (es un buen submarino) sino por su naturaleza. Los S-80 tendrán un radio de acción mucho mayor y los SSN no te digo mucho mayor aún.

Si a eso añades que con cuatro submarinos garantizas uno activo al año porque mas o menos les viene a corresponder un trimestre de servicio al año echa cuentas.

Los SSN aún tienen periodos de servicio mas cortos, requieren un mantenimiento mas caro, complejo y largo por lo que además de ser mucho mas caros de adquirir también son mucho mas caros de operar y no son precisamente "sigilosos" aunque su rol es mas de aguas azules por lo que el factor ruido sin dejar de ser importante no es tan crítico como en los scorpenes.


Realmente se necesita es de cuatro submarinos nucleares



Realidad la construcción de un submarino nuclear y cuatro submarinos convencionais, pero la flota de submarinos nucleares se incrementará para seis submarinos nucleares.


De los 15 submarinos de propulsión diesel-eléctrica (S-BR), previsto en PAEMB, cuatro ya han sido contratados. El primero ya está en construcción en Francia. Estos se incorporarán en 2017, 2018, 2020 y 2021. En 2021, el primer submarino de la clase "Tupi" es incorpóreo. Una segunda partida de S-4 BR serán contratados para ir reemplazando los submarinos de la clase "Tupi" y "tikuna". Por lo tanto, se puede concluir que el MB tiene la intención, a partir de 2020, siempre mantenga proculsão submarinos diesel-eléctricos 8 operación.




:arrow: La flota de submarinos operarán un buen tiempo con los submarinos clase Tupi y Tikuna, y los cuatro nuevos submarinos nucleares y lo submarino nuclear.


PauloRick
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Mensaje por PauloRick »

Ése debe ser el dibujo final del submarino S - BR.

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Saludos!


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Mensaje por Chechitar_1985 »

es un proceso natural, espero que la flota submarina de brasil sea un hecho tangible y no un sueño que tristemente no se cumple, como recuerdo un documento dobre la armada de brasil que postulaba que para el año 2000 su flota seria de construccion nacional, y termino adquiriendo equipo usado de EE.UU y otros paises


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PauloRick
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Mensaje por PauloRick »

Encerrada a fase de docagem do Navio-Tanque “Marajó”

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Após nove meses, foi encerrada, no dia 11 de julho, a fase de docagem do Navio-Tanque “Marajó”, no dique Almirante Campbell de Barros, na Base Naval de Aratu (BNA), em Salvador (BA).

O navio ainda permanecerá atracado na BNA para a conclusão dos serviços previstos na “Fase Aratu” da revitalização do meio e preparação para a travessia de regresso ao Rio de Janeiro.

A BNA, além de facilidades de docagem, rancho e alojamento, está colaborando na revitalização com a prestação de serviços na área de instalações elétricas.


http://www.mar.mil.br/nomaronline/index.html?id=4


PauloRick
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Mensaje por PauloRick »

Sábado, 16 de julho de 2011 às 18:14
Uma parceria de transferência de tecnologia entre Brasil e França

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Presidenta Dilma, ao lado dos ministros Nelson Jobim, Aloizio Mercadante, Gerard Longuet, da França, do presidente da Nuclep, Jaime Cardoso, e do governador Sérgio Cabral aciona máquina de corte da primeira chapa de aço para submarinos. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff destacou, neste sábado (16/7), em discurso por ocasião da cerimônia de início da construção dos submarinos S-BR Brasil, em Itaguaí (RJ), que o grande mérito da parceria entre os governos do Brasil e da França é assegurar a transferência da tecnologia na construção de submarinos que, por fim, permitirão o patrulhamento das águas transnacionais brasileiras. Antes, na sede da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), a presidenta recebeu explicações de autoridades brasileiras e francesas sobre o projeto desenvolvido pela
Marinha.

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“Nessa cerimonia, nós vivemos um momento estratégico para o Brasil com o início da construção do navio submarino S-BR”, iniciou a presidenta.

Ela lembrou que um pequeno grupo de países domina a tecnologia da construção de submarinos nucleares e, por isso, conforme disse, trata-se de “um momento especial o Brasil, que dá mais um passo na condição de país desenvolvido, de uma indústria sofisticada”. Segundo a presidenta, desta forma, o país se capacita para desenvolver e utilizar tecnologias avançadas.

No discurso, a presidenta citou a Marinha – responsável pelo desenvolvimento do programa – e presidente Lula, que em 2008 iniciou o processo de parceria com a França – como sendo fatores importantes para que pudesse, na tarde desse sábado (16/7), acionar o botão que permitiu o início da operação de construção dos equipamentos.

“O grande mérito e objetivo dessa parceria é transferência de tecnologia e, portanto, uma estratégica da construção de submarino com a França… Com isso, vamos fortalecer e capacitar a Marinha do Brasil na sua modernização cada vez maior em dominar a produção de submarino de propulsão nuclear. Somos um país com o princípio da paz.”

Outro objetivo do projeto, segundo destacou, é permitir à “Marinha proteger o nosso povo e ser capaz de garantir um ambiente pacífico em nosso país e garantir a segurança de nossas riquezas naturais”. E por isso, continuou, “nada mais justo que nós tenhamos na Marinha um dos fatores de garantia da soberania desse país”.

Ainda no discurso, a presidenta Dilma Rousseff assegurou que o programa não se esgota por aí, pois ele tem por objetivo adquirir conhecimento e permitir ao setor militar tecnologias das mais avançadas. “Um programa de capacitar e qualificar profissionais. Um programa que nos dá orgulho em ver que conseguimos trilhar caminhos desde 2008 e damos o primeiro passo na construção de submarinos até chegarmos na construção de submarinos de propulsão nuclear”.

Ela lembrou, durante o discurso, os avanços conseguidos pelo governo como, por exemplo, alçar 39,5 milhões de cidadãos à classe média, fato que somente foi possível, entre outros fatores, em função do governo ter assegurado maior distribuição de renda no país. A presidenta destacou também os avanços na economia, bem como a importância de se valorizar cada um dos 190 milhões de brasileiros e brasileiras.

A presidenta mencionou também que a Nuclep, nos anos 1990, encontrava-se com suas atividades praticamente interrompidas e que passou a ganhar força em 2003 com o presidente Lula que deu início ao processo de recuperação da empresa. Dilma Rousseff prestou agradecimentos ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, e citou a importância das Forças Armadas no instante em que o Brasil segue na exploração e produção do petróleo na camada do pré-sal.

“Tenho certeza que nós todos, unidos num projeto comum, em que a produção dos submarinos se transforma numa posição estratégica do Brasil, na nossa capacidade de construir alianças internacionais. Sucesso a todos que estão envolvidos nesse desafio.”


A construção de submarinos no Brasil – A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais chamados S-BR (submarino brasileiro), da classe Scorpène, de tecnologia francesa. A estimativa é de que o primeiro dos quatro submarinos esteja pronto em 2016 e seja entregue à Marinha em meados de 2017, após a realização dos testes de cais e mar. Os demais submarinos convencionais serão entregues a cada ano e meio de defasagem.

Segundo o Ministério da Defesa, o ato tem grande importância para o país, já que representa o primeiro passo para a construção do submarino com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR), cuja previsão de entrega é 2023.

Além dos cinco submarinos, o Prosub também contempla a construção de um estaleiro e de uma base naval para abrigar as embarcações. A conclusão do estaleiro é esperada para 2014. Já a base naval deverá ficar pronta seis meses depois. As obras incluem, ainda, a instalação de uma Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), com inauguração prevista para novembro de 2012. A Ufem ficará ao lado da Nuclep, estatal encarregada de produzir as seções cilíndricas que formarão os corpos dos submarinos.

Durante a construção das instalações, o Ministério da Defesa estima gerar mais de 9 mil empregos diretos e outros 27 mil indiretos. Já na etapa de construção dos submarinos – apenas na área de construção naval militar – a previsão é de que sejam criados cerca de 2 mil empregos diretos e 8 mil indiretos permanentes, com utilização expressiva de mão de obra local.

Transferência de tecnologia – O acordo firmado com a França no final de 2008, no valor de R$ 6,7 bilhões, também prevê transferência de tecnologia para o Brasil. Pelo acordo, os franceses se comprometem a repassar know-how para determinadas indústrias fabricarem no Brasil itens usados nos submarinos. A estimativa é de que cada um dos submarinos contará com mais de 36 mil itens produzidos por mais de 30 empresas brasileiras. Entre esses equipamentos estão quadros elétricos, válvulas de casco, bombas hidráulicas, motores elétricos, sistema de combate, sistemas de controle, motor a diesel e baterias especiais de grande porte, além de serviços de usinagem e mecânica.

O submarino movido a energia nuclear é desenvolvido com tecnologia altamente sensível, dominada por um seleto grupo de países. Atualmente, apenas China, Estados Unidos da América, França, Inglaterra e Rússia detêm esse domínio tecnológico. Com o Prosub, o Brasil passará a integrar essa lista, já que o SN-BR terá reator nuclear e propulsão desenvolvidos pelo próprio país.

Itaguaí Construções Navais – Para viabilizar o programa de submarinos brasileiro foi constituída uma nova empresa, a Itaguaí Construções Navais (ICN), uma parceria entre a francesa Direction des Constructions Navales et Services (DCNS) e a construtora brasileira Norberto Odebrecht. A união foi formada com a participação da Marinha do Brasil, que detém golden share, com direito de veto sobre questões referentes à atuação da empresa.


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http://blog.planalto.gov.br/uma-parceri ... more-34741


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Mensaje por PauloRick »



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Mensaje por Chechitar_1985 »

Goshawk escribió:Se lanzará el 2 de agosto
La presidenta de Brasil Dilma Roussef anuncia un plan de Defensa de la industria nacional


La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, ha anunciado que en agosto lanzará un plan para defender a la industria nacional que apunta a aumentar el contenido de producción local y luchar contra el proteccionismo y prácticas desleales de otros países.

http://www.infodefensa.com/?noticia=la- ... a-nacional


seria una buena decision de doña Dilma apoyar la industria de defensa Brasilera, ojala resuciten algunos proyectos que murieron por la desidia de los anteriores gobiernos como lo es el carro de combate osorio (obviamente una actualizacion seria necesaria)


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Mensaje por OliverBR »

chechitar_1985 escribió:
Goshawk escribió:Se lanzará el 2 de agosto
La presidenta de Brasil Dilma Roussef anuncia un plan de Defensa de la industria nacional


La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, ha anunciado que en agosto lanzará un plan para defender a la industria nacional que apunta a aumentar el contenido de producción local y luchar contra el proteccionismo y prácticas desleales de otros países.

http://www.infodefensa.com/?noticia=la- ... a-nacional


seria una buena decision de doña Dilma apoyar la industria de defensa Brasilera, ojala resuciten algunos proyectos que murieron por la desidia de los anteriores gobiernos como lo es el carro de combate osorio (obviamente una actualizacion seria necesaria)


Pienso que la defensa es más de la industria como un todo, no de la industria de material de defensa, aún que se espera que contemple a ella tambien.

Saluds!
:D


OliverBR
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Mensaje por OliverBR »

Breve vai estrenar una serie web sobre Brasil en la 2a GM, la historia de 3 heroes mineiros, links con el trailer y informaciones en:

http://www.forte.jor.br/2011/07/17/film ... a-mundial/

http://imgsapp.em.com.br/app/infografic ... wf#inflash

:D


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