Projetos de aquisições de novos Navios, segundo a END.
Nos últimos meses, após a
Marinha do Brasil anunciar que irá criar os programas de futuros escoltas, navios de patrulha oceânicos, navio de apoio logístico e navio-aeródromo, diversos estaleiros, de vários países passaram a apresentar suas propostas, que, segundo eles, teriam total apoio de seus respectivos Governos.
Quanto aos navios-aeródromo, cabe ressaltar que
a Marinha do Brasil pretende operar um navio de propósitos múltiplos, que poderá ser um LHA ou LHD (conceito semelhante ao projeto espanhol para a Austrália, da ilustração acima)
e outro, maior, convencional, para substituir o NAe São Paulo.
Os franceses, que pretendem aumentar ainda mais sua parceria com o Brasil, ofereceram para os escoltas, suas
fragatas FREMM, para os NaPaOc, ofereceram as corvetas da classe
“Gowind”. Para o navio de propósitos múltiplos foi oferecido o navio da classe
“Mistral” e para substituir o NAe São Paulo,
uma versão de propulsão convencional do navio-aeródromo Charles de Gaulle, que deslocaria cerca de 40.000 toneladas.
Os
espanhóis ofereceram suas
fragatas F-100, para serem os futuros escoltas, e um
LHD semelhante ao BPE Juan Carlos I para ser o futuro LHD da Marinha do Brasil, além do
projeto de um navio de apoio logístico de cerca de 25.000 toneladas.
Os coreanos propõem a construção de seus
contratorpedeiros KDX-II, de seu
LPD Dokdo e um
navio de apoio logístico de cerca de 20.000t.
Os alemães oferecem o projeto de suas
fragatas classe “Sachsen” (Type 124), o projeto das
corvetas classe “Braunschweig” (Type K 130) para os futuros NaPaOc, e para apoio logístico o projeto da
classe “Berlin” (Type 702).
Por fim, cabe apresentar a
proposta norte-americana, compostas por dois modelos de escoltas,
um projeto maior, de cerca de 8.000 toneladas (já apresentado no BlogNAVAL) e outro projeto menor, com cerca de 5.600 toneladas. Para o navio de propósitos múltiplos os americanos ofereceram uma versão simplificada de seus
LPD da classe “San Antonio”, além de um
navio de apoio logístico de cerca de 32.000 toneladas.
Todos as propostas são para obtenção por meio de construção, ou seja, navios novos, que devem ser construídos em estaleiros localizados no Brasil. A Marinha está analisando as propostas e
deve anunciar os vencedores na seguinte ordem: primeiro os navios de patrulha oceânicos, depois os escoltas, em seguida o navio de apoio logístico, posteriormente o navio de propósitos múltiplos e por fim o navio-aeródromo .
Ilustrando:
FRANCIA
fragatas FREMM
“Gowind”
“Mistral"
"Uma versão de propulsão convencional do navio-aeródromo Charles de Gaulle, que deslocaria cerca de 40.000 toneladas."
ESPAÑA
fragatas F-100
LHD semelhante ao BPE Juan Carlos I
CORÉIA
KDX-II
LPD Dokdo
ALEMANHA
fragatas classe “Sachsen” (Type 124)
“Braunschweig” (Type K 130)[/b]
Classe “Berlin” (Type 702)
USA
Los anuncios de los ganadores aconteceran en la seguinte ordem.
1 - Navios de patrulha oceânicos,
2 - Escoltas,
3 - Navio de apoio logístico,
4 - Navio de propósitos múltiplos
5 - Navio-aeródromo
Saludos